27 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Maria Fumaça é deslocada para Estação Cultura para restauração.

Maria Fumaça é deslocada para Estação Cultura para restauração.

26/06/2012 09h11 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Maria Fumaça é deslocada para Estação Cultura para restauração.

Na manhã desta segunda feira, 25, houve o início do deslocamento da locomotiva Maria Fumaça que há 40 anos permaneceu na Praça Brasil após ser desativada de suas funções. O novo endereço da locomotiva agora é a Estação Cultura onde será restaurada e ficará definitivamente para exposição ao público com mais segurança e visibilidade histórica.

A locomotiva vai passar por uma reforma e troca de algumas peças enferrujadas e deterioradas com o tempo além de uma pintura que reforce suas características no tempo que trafegava pela Companhia Paulista da Estrada de Ferro. De momentos os historiadores irão limpar a Maria Fumaça e criar um ambiente seguro para exposição e de acordo com que as verbas que forem surgindo outras restaurações serão feitas com o tempo.

Devido as condições sociais de hoje, a locomotiva está muito depredada e sendo mau utilizada pela população da região da praça. Futuramente há uma proposta que necessita de uma autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre para criar uma linha e permitir que a locomotiva volte a funcionar pela cidade, para isso a também requer uma outra restauração mais complexa.

A Maria Fumaça é das primeiras locomotivas que percorreu a estrada de ferro em São Carlos, no ano 1891 e era chamada de Americana porque foi produzida nos Estados Unidos pela fabricante Balduin e circulava pela empresa Douradense, que fazia o trajeto Dourado à Itirapina. Quando foi aberta a estrada de ferro em São Carlos, muitos proprietários de fazenda se uniram para comprar as locomotivas para transportarem café e pessoas pela região. No final do século IXX a Companhia Paulista de Estrada de Ferro adquiriu dos fazendeiros a linha férrea pronta e suas locomotivas, entre elas, a Maria Fumaça.

Esta máquina tem como característica uma bitola estreita com 1m de comprimento, após as locomotivas mais modernas passarem a ter uma bitola de um 1,60m, a Maria Fumaça passou somente a trafegar nas ferrovias de bitola fazendo viagens mais restritas para Ribeirão Bonito, até ser desativada na década 60 quando começam a surgir as locomotivas elétrica e diesel.

Por volta de 1968 a prefeitura da cidade recebeu a Maria Fumaça pela Companhia e por uma grande movimentação dos moradores de São Carlos foi solicitado a instalação e preservação da locomotiva em 1971 junto a inauguração da Praça Brasil. Alguns cuidados foram feitos para preservação, mas nada que evitasse a depredação por parte algumas pessoas. Alguns estudos foram feitos constatando a viabilidade técnica e a opinião de especialista em locomotivas a vapor que a Maria Fumaça está em excelentes condições para que possa voltar as atividades.

“É um objeto bastante valiosos, hoje o Brasil possui pouco locomotivas e poucas funcionando, além de ser um objeto histórico que conta a história da nossa cidade e a cultura ferroviária em São Carlos tem relevância muito grande. Foi a partir da ferrovia que houve a expansão urbana e desenvolvimento econômico do município e ela é um registro desse momento”, comenta Ana Lúcia Cerávolo, diretora da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x