COLUNA

TORPEDOS – 07/10/2025

ALIANÇA EM CONSTRUÇÃO

O vereador Djalma Nery (PSOL) está montando um verdadeiro canteiro político. Em entrevista à São Carlos FM 107,9, confirmou conversas com Maria Aires (PSB) e Wander Japa (PDT). Quer erguer um “novo campo democrático”. Esperamos que ele combine com o pedreiro — quer dizer, com os partidos!

DOBRADINHA À VISTA

Djalma e Wander Japa podem formar uma dupla política de sucesso em 2026. Um estadual, outro federal — estilo “sanfona e violão”. Agora, resta saber quem vai tocar o ritmo e quem vai dançar conforme a música.

NOVELA PETISTA

O PSOL tem roteirista, mas quem está dando show de drama é o PT de São Carlos. Parece que nem o ex-prefeito Newton Lima está sabendo das últimas mudanças partidárias. Novela com nomes pronto: “O Retorno de Edinho — A Missão Federal”.

APOIO DE NETTO??

Questionado sobre o prefeito Netto Donato (PP), Djalma deu risada da fala do gestor que disse “querer vê-lo longe de São Carlos”. O vereador não perdeu o bom humor: “Ele quer me ver longe… em São Paulo, na Alesp!”. Tá vendo, prefeito? Até nas indiretas o homem faz campanha.

POLÍTICA EM CASA

Para encerrar, Djalma garantiu que, mesmo eleito, vai continuar morando na Vila Prado. Disse que não troca São Carlos por São Paulo. Pelo visto, se virar deputado, o gabinete dele vai ser “meio Alesp, meio padaria da esquina”.

1 ANO

Há exatamente um ano, Netto Donato vencia as eleições e assumia o comando de São Carlos com 68.178 votos (53,54%). De lá pra cá, o cabelo ficou um pouco mais grisalho, mas a energia segue firme. Afinal, administrar São Carlos dá bem mais trabalho que cuidar de grupo de WhatsApp de família!

IMPORTANTE

Mais uma vez São Carlos mostrou por que é referência no Estado: fiscais municipais foram às ruas no fim de semana vistoriar grandes distribuidoras de bebidas, conferindo notas fiscais e combatendo produtos suspeitos. Prevenção é tudo — ainda mais quando o risco é trocar o brinde da festa por um “trem” que faz até poste dançar. Parabéns à equipe do prefeito Netto Donato pela ação!

BASTIDORES

A segunda-feira foi agitada nos corredores da Câmara. O gabinete do presidente Lucão Fernandes (PP) parecia sala de espera de dentista: vereador entrando, vereador saindo, vereador voltando… Haja café — e ventilador — pra tanto diálogo político!

NOVELA MEXICANA??

Chegou quentinha dos bastidores: tem vereador batendo o pé e dizendo que, se perder o cargo indicado, rompe com o governo! Pelo jeito, alguns confundiram política com relacionamento amoroso — “ou o cargo ou eu!”. Calma, gente… o roteiro é de gestão pública, não de drama romântico!

INTRIGA

Tem ex-comissionado mais bravo que cachorro em dia de fogos. Alguns não engoliram a permanência de colegas ligados à oposição. Dizem que a bronca é grande e que o assunto rendeu até desabafo em grupo de zap. Política, né? Sempre cheia de emoção e “replay” de novela mexicana.

BOMBA NO AR

A denúncia de um vereador da cidade caiu como granada de fumaça no cenário político local! Documentos, áudios, fotos e vídeos foram parar no Tribunal de Contas e no Ministério Público. Dizem que o Ex-Capitão já começou a suar frio, com terço no bolso, e a andar com o celular no modo avião… vai que toca de lá!

BARBA DE MOLHO

Fontes garantem que tem gente no “clube dos ex” que anda com a barba de molho — e não é no salão, não! O rapaz, bastante conhecido nos bastidores, estaria citado até os dentes nas investigações. Melhor preparar as respostas, porque parece que o bicho vai pegar, literalmente, e o script do Ministério Público é sem cortes.

DOCUMENTADO ATÉ OS DENTES

O material entregue pelo vereador é de assustar: áudios, contratos, medições que não medem e notas que não batem. Tem gente dormindo com o travesseiro desconfiado — e outros já pensando em tirar férias… prolongadas! O caso agora está com o MP e o Tribunal de Contas, que prometem uma temporada intensa da série “Faxina no Cofre Público”.

DESTINO??

Olha a ironia do destino: qual o nome da empresa investigada? Coincidência ou sinal dos tempos? Parece até piada pronta pros bolsonaristas que juram que a Terra não é redonda… mas aqui em São Carlos, o que não fecha a conta são os números apontados pelo TCE!

AMOR

Tem vereador apaixonado postando stories com novo romance. Pelo visto, o coração bateu mais forte que campainha de plenário! Será que dessa vez o cupido acerta e o amor dura até a próxima eleição? Perguntar não ofende!

DOAÇÃO

A Rede Sewal doou 1.000 garrafas de refrigerante para o Dia das Crianças do Fundo Social de Solidariedade. Parabéns ao diretor Adolfo Oliveira e ao gerente Daniel Lopes! Gesto bonito — e as crianças, claro, vão brindar com refri!

Compartilhe:

Recomendamos para você

COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 10 horas
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 1 dia
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 2 dias