Ministro libera processo do mensalão para julgamento
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou ao presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que concluiu a revisão do processo do mensalão, o que permite o início do julgamento do caso em 1º de agosto, como planejado pelo tribunal.
Para isso, é preciso que a liberação seja publicada numa edição extra do Diário da Justiça ainda nesta terça-feira, 26, de modo a cumprir os prazos regimentais de informação dos réus e demais envolvidos no julgamento.
O escândalo do mensalão foi deflagrado durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005. Seria um esquema pelo qual parlamentares receberiam dinheiro em troca de apoio ao governo. Entre os réus do mensalão estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares
No início deste mês, a corte definiu o dia 1º de agosto para começar o julgamento dos 38 réus do processo e estabeleceu um cronograma para que o caso seja analisado pelos ministros a partir daí.
A fase de apresentação do parecer do ministro relator do caso, Joaquim Barbosa, de manifestação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e dos advogados de defesa deve se estender até o dia 15. A partir daí os ministros devem começar a votar.