COLUNA

TORPEDOS – 08/10/2025

OUTUBRO ROSA, COM ESTILO!

A Câmara de São Carlos mostrou que também entende de solidariedade — e de fraldas! Sob a batuta de Lucão Fernandes (PP) e Rodrigo Venâncio, os vereadores juntaram forças com Cidinha (PP), Larissa (PCdoB), Fernanda (PSOL) e Raquel (PT) e arrecadaram mais de 120 pacotes de fraldas. A boa ação foi direto para o Fundo Social de Solidariedade. Atitude nobre, dos nobres!

 

PRIMEIRA NA FILA DAS FOTOS!

Herica Ricci Donato chegou à Câmara para receber as fraldas e trocar por camisetas do Outubro Rosa — e o plenário virou estúdio de selfie. Vereador que nunca pediu foto com eleitor correu pra posar com a nossa primeira-dama. É o “efeito Herica”: carisma, elegância e fila de flashes até o corredor do café!

 

 DESFILE SOLIDÁRIO NA CÂMARA!

Durante a sessão, Lucão tirou o paletó e deu o tom: “Podem ficar à vontade, é Outubro Rosa!”. Em segundos, os vereadores largaram a formalidade e ficaram só com as camisetas da campanha. Mas os que não tinham aderido — alô, Lineu e Bira! — ficaram mais desconfortáveis que político sem microfone e saíram de fininho pra vestir o uniforme da solidariedade. No fim, bom senso e boa causa venceram — e, pasmem, sem cor partidária!

 

PAÇO EM CHAMAS

O evento era de Cultura e Turismo, mas a atração especial ficou por conta do diretor de Divulgação da Pró-Memória, Beto Blanco, e do “blogueirinho” Rykoff Aidar. No meio da cerimônia, o bate-boca pegou fogo — e sobrou ameaça em público! Resultado: Beto fez um boletim de ocorrência por ameaça contra Rykoff e o caso foi parar na Polícia!

 

ROTEIRO IMPROVISADO!

Testemunhas disseram que Rykoff subiu o tom e partiu pra um “monólogo agressivo”, com direito a promessas de agressão. Blanco, que não é ator, garantiu que o script não estava no roteiro. Cena digna de novela: “Paço em Chamas”!

 

CULTURA DE PAZ?

Com o secretário estadual de Cultura assistindo, São Carlos viveu um espetáculo à parte: arte, drama e polícia. Se era pra divulgar cultura, conseguiram — virou Cultura Policial! Agora, o próximo ato deve acontecer na Justiça. Eita, vergonha!

 

CARMELITA, O NOME DA RESISTÊNCIA!

A chefe de Políticas para Igualdade Racial de São Carlos, Carmelita Maria da Silva, deu um show de história e emoção na São Carlos FM. Contou que a luta começou em casa, com um pai professor e uma mãe regente — a primeira negra de orquestra em Araraquara. Com esse DNA, dá pra entender por que ela não desafina na hora de enfrentar o racismo!

 

CENTRO AFRO É REFERÊNCIA E AÇÃO!

De volta ao comando do Centro de Referência Negra, Carmelita transformou o espaço em um verdadeiro polo de resistência: livros, oficinas, capoeira e acolhimento. É cultura, arte e escuta ativa pra quem mais precisa. Se racismo é ignorância, o remédio tá ali — conhecimento em prateleiras e empatia em movimento!

 

FLOR DE MAIO E O LEGADO NEGRO

Quando fala do Clube Flor de Maio, Carmelita emociona. O espaço é símbolo da história negra em São Carlos, palco de memória e resistência. “Preservar o Flor de Maio é preservar nossa história”, disse. E com ela à frente, esse jardim da luta negra nunca vai murchar!

 

RODEIO DE PAPELADA!

A Justiça determinou que a organizadora do “São Carlos Rodeio Fest” apresente todos os laudos e alvarás com 48 horas de antecedência — sob pena de multa de R$ 300 mil, caso queira fazer o evento no ano que vem. Parece que agora o touro não é o único que precisa estar em forma… a papelada também! Quem diria que o bicho mais bravo do rodeio seria o carimbo do fórum!

 

JUIZ MONTA FIRME NO PROCESSO!

O magistrado Marcelo Luiz Seixas Cabral não quis saber de arena sem AVCB nem de arquibancada sem ART. Disse que a empresa, com mais de 30 anos de estrada, deixou pra resolver tudo “em cima da hora”. Resultado: sentença com chute de precisão — direto no descuido. Agora, antes do show, vem o show de documentos! Seguraaaaaa, peããããããão!

 

BELEZA EM PAUTA!

Tirando o clima solidário do Outubro Rosa, os debates voltaram a ferver na tribuna da Câmara. O tema? Quem é mais bonito: Lula ou Bolsonaro. Tem gente dizendo que é questão de gosto — outros acham que é problema de vista! Entre barba e botox, a única certeza é que o país continua dividido até na estética!

 

EM SÃO CARLOS…

A discussão evoluiu (ou não) pra quem foi o melhor e o pior prefeito da história. Lembraram de Paulo Altomani, Oswaldo Barba, Newton Lima e até sobrou crítica pro atual, Netto Donato, que mal completou dez meses de mandato. Por sorte, ninguém mexeu com a memória de Airton Garcia!

 

CALMANTE, URGENTE!

Depois dos Torpedos de ontem, parece que teve gente ligando em combo pra médico psicólogo e até psiquiatra! Teve quem pediu receita de calmante, quem correu pro aparelho de pressão e quem jurou que ia processar o redator (de novo!). A gente não sabe se doeu no ego ou na artéria, mas que subiu a pressão… ah, isso subiu!

 

MENOS, PARLAMENTAR!

André Rebello (PSDB) pode até puxar o saco — faz parte do kit político básico —, mas precisa saber o que fala! A imprensa não tem bola de cristal, vereador, pra adivinhar o que cada secretário municipal anda fazendo. A não ser que queira que os jornalistas montem barraca e durmam em cada secretaria! Menos, parlamentar… bem menos!

Compartilhe:

Recomendamos para você

COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 10 horas
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 1 dia
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 2 dias