27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Lâmpadas incandescentes não serão mais produzidas

Lâmpadas incandescentes não serão mais produzidas

03/07/2012 12h25 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Lâmpadas incandescentes não serão mais produzidas

A produção e importação de lâmpadas incandescentes com potência de 150W e 200W estão proibidas no país desde o dia 30 de junho, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). Apesar da proibição, os estoques de atacadistas e varejistas ainda poderão ser comercializados até o final do ano.

 

A lei, que tem como referência uma portaria de dezembro de 2010, é aplicada às lâmpadas que não atenderem a níveis mínimos de eficiência energética e tem como objetivo reduzir a quantidade de lâmpadas incandescentes e elevar a participação de produtos mais eficientes, como as fluorescentes compactas e halógenas.

De acordo com a portaria, a substituição das lâmpadas será feita de forma gradativa e a previsão é que elas deixem de ser comercializadas de acordo com a potência. As mais potentes estarão proibidas a partir de 31 de dezembro de 2012; e as de menor potência, abaixo de 60W, a partir de 30 de junho de 2017.

Para o auxiliar de cozinha, Manoel Jesus da Silva, de 54 anos, que possui uma renda mensal de aproximadamente R$ 1.000, o preço das lâmpadas fluorescente pesam no bolso, por isso até hoje sempre comprou lâmpadas incandescentes por serem mais baratas. Mas fazendo as contas já percebeu que será melhor fazer a troca pelas fluorescentes, pois será melhor pagar mais no valor das lâmpadas do que na conta de energia elétrica.

“São muitos pontos de lâmpadas em casa, da maneira que forem queimando, eu vou substituir pelas mais econômicas e começar a ver a diferença nas contas. Mas isso será aos poucos para não doer no bolso”, diz Silva.

Dados divulgados pelo MME indicam que, ao ficar ligada quatro horas por dia, uma lâmpada incandescente de 60W pode gerar 7,2 quilowatts-hora (kWh) de consumo no final do mês. No caso de uma lâmpada fluorescente compacta, o consumo pode cair para 1,8 kWh.

É esperado, com o fim da comercialização das lâmpadas incandescentes, e o aumento da procura pelas fluorescentes, que o preço diminua significativamente e fique acessível a todos. Hoje uma lâmpada fluorescente custa em média cinco vezes mais que uma lâmpada comum incandescente.

A data para fabricação e importação de lâmpadas de 75W e 100W será até dia 30 de junho de 2013. As de 60W, que são as mais vendidas, terão fabricação e importação proibidas a partir do final de junho do ano que vem e sua comercialização se encerra em junho de 2014.

As medidas previstas na portaria do MME têm o objetivo de alinhar o país às premissas e diretrizes do Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x