GRANDES MESTRES
Galeria presta homenagem ao saudoso Tião Carreiro
Neste dia 15 de outubro 2025, completam-se 32 anos sem o mestre Tião Carreiro.
“No lugar que tem tristeza, eu vou levar alegria. Vou levar sinceridade onde existe hipocrisia. No lugar que tem mentira eu vou levar a verdade. Vou levar amor sincero, onde existe falsidade. Quando eu daqui sair…Vocês vão sentir saudade”
JOSÉ DIAS NUNES é o nome do violeiro e Rei do Pagode, o saudoso Tião Carreiro considerado o Mestre dos violeiros. Infelizmente veio a falecer em 15/10/1993, deixando a música brasileira mais empobrecida e a viola chorosa.
Seu ponteado de viola era único e diferenciado, até hoje serve de inspiração para grandes violeiros, entre eles Almir Sater. “Escutar o Tião Carreiro pontear uma viola é rock’n roll”. “Uma geração de violeiros sofreu influência direta do Tião, da pegada do Tião, do ponteio do Tião. E um violeiro pra ser violeiro tem que tocar música do Tião Carreiro. O Tião Carreiro fez escola e faz escola. É um dos maiores, se não o maior”. Se Almir Sater falou “tá” falado.
‘O Violão Mágico’
Saudade de Você, Marquinhos!
Marcos Floriano, “O Violão Mágico”, é natural da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Ele faleceu no dia 6 de outubro de 2025 na cidade de Ibaté/SP, com 57 anos.
Marquinhos nasceu em 18 de outubro de 1968 de na cidade de São Carlos. Foi musico de vários artistas de São Carlos e do Brasil e violista da dupla Paganelli & Rosângela durante muitos anos.
As cidades de Ibaté e São Carlos perderam um grande cidadão. O mundo sertanejo está muito triste ao perder um grande ícone da nossa música raiz, um ser humano incrível, uma pessoa maravilhosa, um companheiro e grande amigo que por tantos anos abrilhantou shows por toda a nossa cidade e região sempre com a maior alegria e dedicação para com todos os seus admiradores.
Ele amava a profissão e tinha muitas influências na história da música caipira.
Marquinhos se destacava pela belíssima afinação do violão que fazia nos seus arranjos.
Miltinho de Carvalho e muitos outros amigos da cidade de São Carlos e região comentaram que tiveram o prazer de conviver e participar de bons momentos com esse ser maravilhoso, durante vários anos.
“Marquinhos, todos sabemos quanto você foi importante e especial para nós que tivemos o prazer de estar sempre perto de você. Com certeza, você levou um pedacinho de cada um de nós. Nós perdemos uma pessoa sensacional, só temos coisas boas para dizer a seu respeito”.
“Você partiu e nós ficamos. A vida aqui na terra é simplesmente uma passagem e estamos aqui para aprender. Você foi morar com Deus onde só os grandes mestres podem chegar”.
“Dedico a presente matéria a esta pessoa especial em nossa vidas que nos ensinou a lutar pelos nosso sonhos, sem desanimar e que é exemplo a ser seguido. Que lutou sem medir esforços pelos seus sonhos. Uma pessoa mais que especial que está dentro do nosso coração e será sempre lembrada pela família sertaneja, pelos amigos e admiradores de sua arte e pelos seus conhecedores da autêntica música raiz”.
“Vamos sentir muita saudade dos seus ponteados. Mas vamos continuar orando e pedindo para Deus nos dar força e coragem para toda a sua família e amigos a fim de confortar os nossos corações”.
Descanse em Paz, amigo!
Marcos Floriano nasceu em 18/10/1968 e faleceu em 5/10/2025.
Mensagem da Semana:
Excelente semana a todos! Que seja abençoada e repleta de surpresas
agradáveis. Que possamos utilizar de nossos melhores sentimentos em prol da felicidade de todos. AMÉM!
Sou Caipira
‘Sou pé na terra
poeta na estrada
mineiro da serra
e sua esplanada…
Eu vim do cheiro do cerrado
fogão de lenha, teto esfumaçado
lamparina, sem forro o telhado
chão batido, manhãs com mugido do gado.
Cresci no curral, junto de peão
viola, causos, anedota e mentira
nutrindo a inocente imaginação
sem que o tempo a aluíra
Sou araguarino, menino, alma cuíra… Caipira!’
Frase da Viola:
‘Quando escuto alguém cantar e a viola pontear, a beleza das canções, sinto que realizei, tantos sonhos eu plantei nos corações’.
