Agronegócio representa 41,7% das exportações
O agronegócio representou 41,7% das exportações totais do Brasil em junho deste ano, acima dos 37,6% registrados em junho do ano passado, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura nesta segunda-feira, 9.
No mês passado, foram 8,07 bilhões de dólares recebidos pela exportação do agronegócio, enquanto as importações somaram 1,07 bilhão de dólares. O resultado foi um superávit de 7 bilhões de dólares no mês, de acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio. Foi o segundo maior valor para as exportações do agronegócio no ano, abaixo apenas do mês de maio, cuja receita foi de 10,26 bilhões de dólares.
No acumulado dos últimos doze meses a balança comercial registrou superávit de 79,45 bilhões de dólares, com as exportações somando 96,57 bilhões e as importações 17,12 bilhões de dólares.
Neste período de doze meses, o complexo da soja foi o de melhor desempenho em receita de exportação, com 27,37 bilhões de dólares, uma fatia de 28,3% das vendas externas.
Atrás da soja ficaram carnes, o complexo sucroalcooleiro, os produtos florestais e o café. Somados, esses cinco setores representam 78,4% das exportações no acumulado.
A China continua sendo o principal mercado das exportações do agronegócio brasileiro, com uma participação de 20,3%, seguida dos Estados Unidos.