Cursos de inverno começam nesta segunda
A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda dá início nesta segunda-feira à sua programação de inverno. O coordenador Ney Vilela conta que as escolhas das oficinas partiram de duas premissas. “A primeira é a de que devemos formar públicos e de dar iniciação aos mais variados tipos de fazer artístico; a segunda é a de que existe demanda por cursos mais avançados, para quem já produz cultura”.
Ele conta que existem cursos para todos os tipos de público. “Para iniciantes e novos públicos temos cursos de iniciação à aquarela, oficina de cerâmica, escultura em argila, desenho, artes circenses, fotografia digital, teatro e violão. Para públicos que produzem cultura e arte, temos oficina de concepção e montagem de exposição, fotojornalismo, fotografia digital avançada (fotografar São Carlos), contar de histórias. Para todos os públicos, temos apresentações do cineclube, história do rock, teatro para a terceira idade e história do movimento corporal expressivo”, conta Vilela.
Ele afirma que muitas das oficinas foram escolhidas por, além de atender a expectativa que o público demonstrou nos cursos anteriores, apresentarem um novo olhar sobre as várias facetas da produção cultural.
Questionado sobre a expectativa em relação aos próximos cursos, Ney afirma: “O poeta dizia que o artista deve ir onde o povo está. Concordamos! E por isso nossas oficinas são fruto de pesquisa interna com os participantes dos eventos ocorridos no primeiro semestre. Esperamos atender esses interesses. Acho que seremos recompensados com uma audiência cada vez maior”.
Ele também destaca algumas das oficinas desse período. “Como creio na elevada qualidade de todos os projetos, destaco o que me parece mais inovador: a oficina que ensina a conceber e montar exposições, de Mari Rabachin e Cynthia Taboada se enquadra nessa proposta de inovação temática. Eu fiquei com vontade de assistir a palestra de Antonio Stefani sobre fotojornalismo, assistir a palestra de Antonio Fais (Ler é Pensar, Pensar é Ler) e de fazer as oficinas sobre a História do Rock, do Glauco Keller”.
Todas as atividades são gratuitas. A Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda localiza-se na Rua São Paulo, 745. O horário de funcionamento é das 13 às 22 horas, de segunda a sexta feira; das 13 às 18 horas, nos sábados. O telefone é 3372 8882. E o e-mail é [email protected].
Confira as Oficinas de Inverno
ACERVOS CULTURAIS
OFICINA: CONCEPÇÃO E MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO
ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE MOSAICO EM CERÂMICA E PASTILHAS DE VIDRO
OFICINA: O MUNDO EM ARGILA
OFICINA DE INICIAÇÃO A AQUARELA
OFICINA: VAMOS DESENHAR?
AUDIOVISUAL
CINECLUBE
CIRCO
OFICINA: ESTAÇÃO DO CIRCO
DANÇA
OFICINA: HISTÓRIA DO MOVIMENTO CORPORAL EXPRESSIVO
FOTOGRAFIA
OFICINA: PRIMEIROS PASSOS EM FOTOGRAFIA DIGITAL
OFICINA: FOTOGRAFAR SÃO CARLOS, 155 ANOS
PALESTRA DE FOTOJORNALISMO: COMUNICAR SEM PALAVRAS
LITERATURA / ARTE-EDUCAÇÃO
OFICINA: CONTAR, CONFECCIONAR E BRINCAR COM HISTÓRIAS DE TODOS OS POVOS
PALESTRA: LER É PENSAR, PENSAR É LER
MÚSICA
CONCERTO DIDÁTICO: CHAMBER CHORO
OFICINA: A HISTÓRIA DO ROCK
OFICINA DE VIOLÃO
CONCERTO DIDÁTICO: A HISTÓRIA DO PIANO E SUA APRECIAÇÃO
CONCERTO DIDÁTICO: ORQUESTRA DE CÂMARA DA FILARMÔNICA DE SÃO CARLOS
TEATRO
OFICINA: O TEATRO DA VIDA – TEATRO PARA A TERCEIRA IDADE
OFICINA: TEATRO, PRAZER EM CONHECER