Engemasa rebate críticas do Sindicato dos Metalúrgicos
O Departamento de Recursos Humanos da Engemasa Engenharia e Materiais Ltda divulgou ontem uma nota rebatendo as críticas apresentadas em press-release divulgado à imprensa na semana passada pela assessoria de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, com o título “Sindicato dos Metalúrgicos exige que Engemasa respeite a saúde e segurança do trabalhador”.
Na nota oficial, assinada pelo advogado encarregado de Recursos Humanos, Joaquim Saturnino da Silva, ele garante que a Engemasa cumpre rigorosamente com todas as normas de segurança do trabalho, notadamente quanto à prevenção de acidentes. A respeito de raros acidentes ocorridos, Saturnino informa que todos possuem suas respectivas CAT’s (comunicações de acidentes de trabalho) registradas junto ao INSS.
Sarturnino também desmente a direção do sindicato, que afirma que a Engemasa não mantém diálogo com a entidade. Ele alega que em 8 de maio deste sano, a empresa participou de uma mesa redonda na Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. “Ficou acertado que a entidade enviaria para a Engemasa uma proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados)”.
Segundo ele, o sindicato apresentou a proposta no dia 15 de maio e ela foi aceita. Ele ressalta ainda que somente faltaria a redação definitiva do acordo entre as partes, sendo que os pagamentos serão feitos em 20 de julho de 2012 (16% do salário) e em 20 de janeiro de 2013 (31% do salário). A empresa divulga que está aguardando o sindicato apresentar a redação final do acordo para a assinatura, como acordado no Ministério do Trabalho. (leia abaixo a nota da Engemasa na íntegra).