De office boy à direção do Legislativo
Jamir Leôncio Schiavone nasceu em São Carlos no dia 12 de setembro de 1934. Filho de João Schiavone e Martina Garcia Ferreira Schiavone, pai de César Alexandre, Celso Augusto e Célio Alberto, cursou o primário, o ginasial e o curso clássico no Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião. Formou-se em Estudos Sociais com Habilitação em Educação Moral e Cívica, pelo Centro de Educação da Unaerp – Faculdade de Educação de Ribeirão Preto.
Obteve também o bacharelado em Ciências Jurídicas pelo Instituto de Ensino Superior Unificado e pós-graduação em estudos de problemas brasileiros pela Universidade de São Paulo (USP); ensino público e privado, pelo Centro de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Direito Penal pelo Instituto Paulista de Ensino Superior Unificado Faculdade de Direito de São Carlos.
Na juventude, foi office boy da Associação Comercial e Industrial de São Carlos e escritório de advocacia do Dr. Ulysses F. Nunes, balconista da loja de calçados Penedo, preparador de flores da fábrica de grinaldas Oscar Sampaio, auxiliar de Escritório da ABASC, escriturário-datilógrafo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, auxiliar de compras da Lápis Johann Faber Ltda entre 1954 e 1965.
Sócio-fundador do Johann Faber Clube, também ajudou na formação do Sindilápis e exerceu a atividade de radialista desde 1957 tendo trabalhado nas principais emissoras da cidade como locutor e comentarista esportivo, apresentador de programas jornalísticos e religiosos,
POLÍTICA – Eleito vereador à Câmara Municipal de São Carlos, exerceu mandatos de 19 de setembro de 1960 a 31 de janeiro de 1983 tendo exercido atividades nas Comissões Permanentes e ocupado cargos na Mesa Diretora.
Foi presidente da Câmara nos períodos entre 1977 e 1979 e de 1981 a 1983. Assessor de gabinete do então vice-governador Orestes Quércia, foi assessor parlamentar o deputado estadual Lobbe Neto, assessor de gabinete da presidência da Imprensa Oficial do Estado e advogado trabalhista na Secretaria estadual do Trabalho.
Atuou ainda como diretor administrativo da Prefeitura Municipal de São Carlos durante a gestão de Rubens Massuccio Rubinho e professor de Direito Penal e Prática Forense Penal da Faculdade de Direito de São Carlos. Comendador pela outorga da Comenda Áuia da Paulista, possuindo também a Ordem do Mérito Educativo em grau de Comendador e o título de Cidadão Benemérito de São Carlos, título outorgado pela Câmara Municipal.