Futebol feminino inicia caminhada pelo ouro
Começa nesta quarta-feira, 24, a caminhada da seleção brasileira feminina de futebol em busca da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012. No grupo E, as meninas do Brasil enfrentam Camarões às 14h45 (horário de Brasília) no Millenniun Stadium, em Cardiff, capital do País de Gales. No sábado, 28, jogam contra a Nova Zelândia, também em Cardiff, às 10h30. A última partida da fase de grupos é contra a dona da casa, Grã Bretanha, no estádio de Wembley, em Londres, às 15h45 do dia 31.
As duas medalhas de prata conquistadas nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e Pequim 2008 credenciam a equipe para voos mais altos. Maduras, algumas jogadoras têm o título olímpico como seu principal desafio. É o caso principalmente de Marta, escolhida como melhor jogadora do mundo por cinco anos consecutivos (2006 a 2010) e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). À geração dela, de Cristiane e Formiga, falta este título.
“Nossa história está mudando. Vamos trabalhar jogo a jogo. O time está concentrado em busca do ouro”, disse a zagueira e capitã da equipe, Daiane Rodrigues, a Bagé, de 29 anos.
A preparação começou na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O grupo ficou concentrado de 4 a 29 de junho. Depois de dois dias de folga, se reapresentou e, em 6 de julho, embarcou para uma pré-temporada na Suíça, que incluiu três amistosos, todos vencidos pelo Brasil: 2 a 0 contra o SC Kriens, equipe vice-campeã suíça; e 2 a 1 contra a Colômbia e contra o Canadá, que havia vencido o Brasil na final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no ano passado.
“A gente está confiante, não saiu do Brasil e veio à toa para os Jogos Olímpicos. Temos a frustração de ter chegado à final duas vezes e não ter conseguido”, admitiu a atacante Cristiane, de 27.
A palavra de ordem é luta. O grupo está coeso e concentrado no grande objetivo. “A gente vai brigar por isso até o fim. Tenho certeza que temos muito a mostrar”, afirmou Marta, 26 anos.
A seleção brasileira comandada pelo técnico Jorge Barcellos é formada pelas goleiras Andreia Suntaque e Bárbara, as laterais Fabi, Maurine, Danielli Pereira e Rosana, as zagueiras Daiane (Bagé), Érika, Bruna e Aline Pellegrino, as meias Ester, Francielle, Renata Costa e Formiga e as atacantes Cristiane, Grazielle, Marta e Thaisinha.
O grupo F é composto por África do Sul, Japão, Canadá e Suécia. O G, por Colômbia, Coreia do Norte, e Estados Unidos. A medalha de ouro será disputada no dia 9 de agosto, no Estádio de Wembley, às 15h45 (horário de Brasília). Desde a inclusão do futebol feminino no programa olímpico, nos Jogos de Atlanta, os Estados Unidos venceram três vezes (1996, 2004 e 2008) e a Noruega, uma (2000). O Brasil ficou em quarto lugar em 96 e 2000 e em segundo em 2004 e 2008. (cob.org.br – Flávia Ribeiro, de Londres)