27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Comando da PM garante reforço no efetivo durante a TUSCA

Comando da PM garante reforço no efetivo durante a TUSCA

10/11/2019 01h00 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Comando da PM garante reforço no efetivo durante a TUSCA Foto: Arquivo Pessoal

O policiamento em São Carlos durante a realização da Taça Universitária São Carlos, a TUSCA, será reformado e terá o dobro do número de policiais que atuam no dia-a-dia. Quem garante é o comandante do 38º Batalhão da Policia Militar em São Carlos, o Tenente Coronel Valdemir Guimarães Dias. “Nenhuma cidade, mesmo cedendo policiais, terá prejuízo em seu policiamento”, afirmou o comandante. Dias disse ainda que todos os que virão compor o efetivo nos quatro dias de festa estariam de folga. “Não tiramos nenhum policial das ruas nas suas cidades. Convocamos os que estavam de folga e o setor administrativo”, explicou. Em entrevista ao Primeira Página o Tenente Coronel Valdemir Guimarães Dias explicou como foi realizado o planejamento.
Primeira Página: Na próxima semana teremos em São Carlos a TUSCA que deve trazer mais de 30 mil jovens para a cidade.
Como a PM se prepara para este evento?
Nos já finalizamos o nosso planejamento e iremos reforçar o policiamento. Vamos operar com o dobro de efetivo do policiamento do dia a dia. Estamos trazendo o efetivo que pertencem ao nosso batalhão, o efetivo do setor administrativo e todo o efetivo que estaria de folga. Quando falo trazer dos demais seis outros municípios, além de São Carlos, eu quero dizer não prejudicar o policiamento dos outros municípios. Este reforço são exatamente os PMs de folga, com isso teremos durante o evento o dobro de viatura e efetivo que utilizamos no dia a dia . Será distribuído de uma forma que atenda todas as demandas do município. Nos horários críticos teremos um efetivo maior. A polícia estará em toda a cidade, em torno do evento, trajeto, e em todas as regiões, além de contar com o apoio do Departamento de Transito, Fiscalização da Prefeitura e com a Guarda Municipal. É um planejamento conjunto, com cada um dentro da sua área e um apoiando a outra. Além o efetivo da PM, teremos os agentes transito , a GM e a Polícia Civil.
Primeira Página: O Transporte dos estudantes para a festa, conforme lei, deve ser feito apenas por ônibus fretado. Como será feito a fiscalização por parte da PM?
Nós realizamos semana passada uma reunião com todos os representantes envolvidos diretamente com evento e com os promotores. Fizeram presentes as pessoas que fazem o transporte com vans. Permitimos a palavra a todos. O transporte clandestino não é permitido e existem as regras e todos devem estar por dentro da legislação para que não tenha nenhuma surpresa desagradável em relação ao transporte. Primordialmente a fiscalização será feita pelos Fiscais de Trânsito. Os agentes irão fazer a fiscalização e solicitar o apoio da Guarda Municipal e Policia Militar. A PM vai cuidar da segurança das pessoas na via, estaremos em vários pontos estratégicos. A prioridade da PM é evitar os delitos e na sequencia iremos apoiar os outros setores envolvidos na TUSCA. A fiscalização da Prefeitura irá fiscalizar tudo o que for clandestino. Seremos acionados em momentos necessários também. Poderemos também fazer a fiscalização do trânsito, porém os fiscais serão os responsáveis
Primeira Página: Mesmo com a grande festa, a cidade não ficará desprotegida?
O município não ficará desprotegido, porque teremos reforço de policiais em vários pontos da cidade, em vários bairros. O efetivo estará maior. Nenhum local será desprovido de policiamento. Também reforço que nenhuma cidade do nosso Batalhão terá prejuízo no policiamento.
Primeira Página: Quais as principais mudanças que o senhor implementou desde quando assumiu o comando do Batalhão? Os índices de violência vêm caindo, estes bons resultados já é fruto de um trabalho?
4 – Eu assumi o comando dia 4 de fevereiro. Nós fizemos algumas mudanças no policiamento e definimos como prioridade do nosso comando aumentar o número de operações e a utilizar do setor de inteligência. Utilizamos várias ferramentas tecnológicas que a PM possui. Há uma sala chamada Geocriminal – e acompanhamos as manchas criminais em tempo real. Acompanhamos os locais onde há crimes. Por evento os crimes migram de um lugar para outro, com esse trabalho de inteligência conseguimos mudar as operações. É através da sala geocriminal e somado com outras ferramentas sempre podemos direcionar o policiamento no local certo. Com isso há aumento o número de prisões e a queda no número de crimes. Realizamos semanalmente uma análise criminal e reúno os comandantes do 7 municípios e sempre estamos nos mantendo atualizados.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x