23 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Banco de Leite da Santa Casa necessita de doações

Banco de Leite da Santa Casa necessita de doações

02/08/2012 09h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Banco de Leite da Santa Casa necessita de doações

Os bancos de leite e maternidades da região registram queda no número de doadoras nos últimos meses. Por isso, aproveitaram o Dia Mundial de Aleitamento Materno, celebrado nesta quarta-feira, 1°, para convocar as mães que produzem leite em excesso para fazer as doações. Em São Carlos, a redução chegou a 60% nos últimos dois meses. A situação não é diferente na cidade Rio Claro. Em outras como Araraquara não existe banco de leite.

De acordo com Annie Corrêa Agostinho, enfermeira coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa de São Carlos, a queda deve-se ao frio e ao período de férias escolares. “O clima mais frio também reduz o número de doadoras, pois elas não têm tanta disposição para ‘ordenhar’. As férias também atrapalharam bastante, já que muita gente aproveitou para viajar. Com esses fatores, diminuem as doadoras fixas e, por conseqüência, arrecadamos menos leite”, explica. 

Atualmente, o banco de leite da cidade conta com 28 doadoras cadastradas, sendo que 11 são fixas. Seria necessário um número bem superior a esse, por isso a importância dessa conscientização para quem pode fazer essa doação. “Nosso banco hoje está com o estoque bem baixo perto de um litro e meio, quando o suficiente seria ter um estoque de 1 litro por dia para atender todos os bebês internados, daí necessitamos de mais doadoras”, afirma Annie Corrêa Agostinho. 

A doação também é um ato de afeto. Ao aceitar ser doadora dentro das condições exigidas que são: ter leite em excesso, ser saudável e realizar alguns exames, o ato de doar dá a sensação de ser mãe um pouco das crianças que recebem o leite. Seria como estar doando para um filho, pois o amor acaba sendo o mesmo. “Não pedimos para que a mãe venha doar para fazer falta para o bebê dela, mas sim o que sobrar. A doadora tem apenas que vir até o banco de leite, fazer um cadastro, receber uns pedidos para colher alguns exames, orientações e frascos; ela pode retirar todo o leite em casa e toda quarta-feira nós vamos buscar na residência dela. O leite é suficiente para o bebê até os seis meses, sem necessidade de água ou algum chá; o leite tem proteínas, anticorpos, vitaminas, enfim tudo o que o bebê precisa para crescer de uma maneira saudável;” salienta Annie Corrêa.     

 

Serviço

Banco de Leite

Onde: Maternidade da Santa Casa de São Carlos

Telefone: 3509-1175 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x