Arquitetura e Urbanismo da USP promove mostra de filmes
Com a proposta de discutir o papel da intolerância na formação do espaço urbano, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP) em São Carlos promove, entre os dias 7 e 30 de agosto, a mostra de filmes e ciclo de debates “Intolerância: territórios e fronteiras”. O evento será realizado até o fim do mês às terças e quintas-feiras nas instalações do IAU-USP, sempre às 19h.
Para abrir a mostra, o artista André Komatsu, o diretor de cinema Arthur Autran e a socióloga Cibele Rizek participam de uma mesa-redonda que dará início aos debates. Nas noites seguintes, após a exibição cinematográfica, especialistas convidados farão comentários críticos sobre os filmes, dando a oportunidade para o público interagir nas discussões temáticas.
Entre os filmes que irão compor o projeto estão sucessos de crítica produzidos em diferentes partes do mundo, como os premiados Bróder (Brasil, 2009), A Onda (Alemanha, 2008), Zona do Crime (México e Espanha, 2007), City of Borders (Israel, Palestina e EUA, 2009) e Lemon Tree (Israel, Alemanha e França, 2008).
Segundo um dos coordenadores do evento, o professor David Sperling, objetivo principal da mostra é levantar questões a respeito das inter-relações entre variadas formas de intolerância (social, étnica, religiosa e de gênero) e a produção do espaço urbano contemporâneo. “A intolerância gera formas de segregação, que influenciam na definição dos espaços nos quais as pessoas podem ou não viver. E isso nem sempre ocorre de maneira explícita”, comenta Sperling.
Debates
Para a análise crítica das obras, os organizadores da mostra convidaram especialistas de diferentes áreas. “A ideia foi trazer pessoas relevantes neste debate e que não sejam arquitetos ou urbanistas. É uma forma de perceber como a questão da intolerância associada à produção do espaço é vista por outras áreas”, explica o professor do IAU-USP.
Entre os convidados estão o geógrafo Claudio Oliveira Ferraz, os sociólogos Laymert Garcia dos Santos, Jorge Leite Jr. e Gabriel Feltran, a historiadora Zilda Gricoli Iokoi, a psicóloga Miriam Debieux Rosa, o diretor de cinema Arthur Autran e o jornalista José Arbex Jr.
A programação completa do evento está disponível no site: www.iau.usp.br .