27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ibovespa avança para maior nível em quase 3 meses

Ibovespa avança para maior nível em quase 3 meses

06/08/2012 21h54 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ibovespa avança para maior nível em quase 3 meses

A Bovespa emendou a segunda alta nesta segunda-feira, 6, e atingiu o maior nível de fechamento em quase três meses, apoiada no clima positivo dos mercados externos.

 

As ações da Petrobras, que chegaram a cair mais de 5 por cento no início dos negócios, fecharam praticamente estáveis, sem comprometer o desempenho do principal índice brasileiro de ações.

O Ibovespa subiu 1,9 por cento, a 58.344 pontos, no maior patamar de fechamento desde 11 de maio. O giro financeiro do pregão foi de 6,88 bilhões de reais.

“Já podemos falar em tendência de alta para o Ibovespa”, afirmou o analista técnico Daniel Marques, da Ágora Corretora no Rio de Janeiro. “O mercado passou a ser bem melhor do que antes, rompendo aqueles 57.600 pontos.”

O rompimento desse nível de resistência atraiu compradores para a Bovespa, o que ajudou a explicar o avanço mais forte frente aos mercados externos. Segundo Marques, o Ibovespa agora pode tentar buscar os 62.800 pontos.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,16 por cento, e o Nasdaq avançou 0,74 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações subiu 0,41 por cento e atingiu o maior patamar em mais de quatro meses.

Os principais mercados acionários ampliaram os ganhos da última semana, diante das esperanças de mais ações para combater os altos custos da dívida de Espanha e Itália.

Mas o cenário ainda inspira cautela, segundo o economista Gustavo Mendonça, da Oren Investimentos no Rio de Janeiro. “Ainda existem muitos riscos e de fato a situação está muito ruim, a economia mundial desacelerou muito e ainda há muita incerteza sobre Europa.”

Por aqui, as ações da Petrobras fecharam em leve queda de 0,1 por cento, a 19,92 reais. O papel mostrou muita volatilidade durante o pregão, oscilando entre queda de 5,6 por cento pela manhã e alta de 1,6 por cento à tarde.

A Petrobras pegou o mercado de surpresa ao reportar na sexta-feira seu primeiro prejuízo trimestral em mais de 13 anos. Nesta sessão, a estatal avaliou que os fatores que levaram ao resultado negativo no segundo trimestre não devem se repetir na mesma intensidade nos próximos períodos.

Ainda entre as blue chips, OGX saltou 6,96 por cento, a 6,15 reais, enquanto a preferencial da Vale subiu 1,1 por cento, a 36,90 reais.

O setor siderúrgico foi o destaques de alta. A preferencial da Usiminas subiu 7,85 por cento, a 8,52 reais, CSN avançando 7,47 por cento, a 11,22 reais.

Ações do setor também avançaram nos Estados Unidos após a AK Steel anunciar aumentos de preços em um sinal de melhora no clima de negócios, segundo analistas.

Em sentido contrário, AES Eletropaulo caiu 3,3 por cento, a 18,01 reais. A companhia registrou queda de 77,8 por cento no lucro líquido do segundo trimestre, resultado bem pior que as estimativas de analistas.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x