27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Greve nas federais: Newton quer retomar negociação

Greve nas federais: Newton quer retomar negociação

09/08/2012 15h59 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Greve nas federais: Newton quer retomar negociação

Em reunião realizada na última quarta –feira, 8, entre representantes das comissões de Educação e de Trabalho da Câmara Federal com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras ( Fasubra), foi debatido o andamento das negociações relativas à greve por aumento salarial dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado federal Newton Lima (PT-SP), defendeu a retomada das negociações para o fim da greve.

 

O parlamentar registrou a importância da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ter recebido as duas comissões da Casa e da sua concordância com a reivindicação dos deputados para que as negociações com a Fasubra fossem retomadas. Sobre o desdobramento da reunião, Newton Lima completou que foi decidido o encaminhamento à ministra de “documento conjunto pedindo que se ultimem as negociações, procurando um denominador comum entre o governo e as lideranças sindicais para que se possa, o mais rapidamente possível, voltarmos à normalidade”, disse.

Para o deputado Eudes Xavier (PT-CE), a intermediação das comissões foi fundamental para a abertura da negociação entre a ministra Miriam Belchior e os servidores das universidades. Ele ressaltou a importância desse aceno do governo em direção a um acordo. “Sempre foi uma característica do governo popular ter a mesa de negociação aberta”, disse.

O encaminhamento da reunião de ontem, no entanto, foi no sentido de sensibilizar o governo a melhorar a proposta apresentada aos servidores, de 15%, a ser efetivada em três anos. Xavier mostrou-se otimista com a solução do impasse. “Apostamos no entendimento entre o movimento e o governo para que a gente resolva esse conflito, pois a greve vem desde o mês de maio, o que não é bom para as universidades brasileiras”, disse. (com informações do Informes PT)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x