Procon registra mais de 12 mil atendimentos
O Procon de São Carlos divulgou o levantamento dos atendimentos registrados no órgão de defesa do consumidor de janeiro a julho desse ano. Nos sete primeiros meses de 2012 foram registrados 12.445 atendimentos.
De acordo com a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi Carmona, os assuntos financeiros responderam por 27,2% dos atendimentos. Entre consultas, orientações e reclamações foram 3.391 consumidores atendidos.
Os assuntos financeiros se referem a cartões de crédito, financiamento bancário, liquidação antecipada de débitos, cobranças indevidas, entre outros temas.
“Muitos consumidores procuram o Procon para intermediar junto aos bancos a liquidação antecipada do financiamento, assim eles podem pleitear outros financiamentos bancários”, destaca Juliana. Os clientes que procuram órgão de defesa do consumidor são, em sua maioria, aposentados e pensionistas. “Os clientes são orientados pelas casas de crédito a solicitar a quitação da dívida junto aos bancos. Se o aposentado ou o pensionista procura diretamente o banco há uma série de questionamentos, pois a instituição financeira é obrigada a conceder descontos nessa operação, o que não ocorre quando o Procon trata do assunto”, comentou.
Juliana explica que a pessoa não se livra da dívida. “Para o consumidor, o que ocorre é uma transferência da dívida entre instituições financeiras, portanto, antes de solicitar o crédito consignado, é necessário cautela”, resume a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor.
O setor de produtos, que contempla defeitos, falta de reparos necessários, dentro do tempo hábil, problemas na entrega e montagem, falta de peça de reposição, entre outros registrou 20,2% dos atendimentos (2.516). As telefonias fixa e celular (serviços privados) aparecem com 2.448 atendimentos de janeiro a julho (19,6%). “É importante destacar que esses atendimentos refletem a preocupação do cidadão em fazer valer os seus direitos e uma das funções do Procon, ao expor esses números, é estimular a denúncia de irregularidades e insatisfação na prestação dos serviços. Essas medidas servem para o prestador de serviços detectar as virtuais falhas, buscando aprimorar o atendimento ao consumidor”, afirma Juliana.