5 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Revestimentos comestíveis: participantes de curso têm aula teórica e prática

Revestimentos comestíveis: participantes de curso têm aula teórica e prática

21/08/2012 17h52 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Revestimentos comestíveis: participantes de curso têm aula teórica e prática

Os participantes do II Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças vão poder entender e ver, na prática, como frutas recebem revestimentos protetores com soluções à base de proteínas, polissacarídeos e outros polímeros naturais, nesta quarta-feira, 22/, na Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), organizadora do evento.

 

Os revestimentos ou filmes comestíveis agem como uma barreira adicional ao seu entorno, reduzindo a entrada e saída de água, gases, óleos, gorduras e nutrientes, atuando como uma membrana de isolamento a contaminantes e infestações externas. O revestimento, invisível a olho nu, é uma importante tecnologia recentemente desenvolvida e já aplicada em diversos países na conservação de frutos frescos e em alimentos minimamente processados, principalmente no armazenamento de produtos de alta perecibilidade, como frutos tropicais, reduzindo perdas que ocorrem principalmente na etapa pós-colheita e pós-processamento.

Anterior à aula prática, serão apresentado aos participantes os conceitos teórica, com os pesquisadores Odilio Assis, Lucimara Forato e Rubens Bernardes Filho. Serão abordadas as características dos materiais empregados como revestimento, os princípios físico-químicos da atuação de uma cobertura, os critérios para a escolha do tipo ideal de revestimento, os métodos de aplicação e exemplos reais da eficiência da aplicação sobre frutas assim como o potencial mercado. A Embrapa Instrumentação é uma das pioneiras nesta área sendo hoje considerada referência nacional e internacional em pesquisas de coberturas comestíveis

 

CURSO

O II Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças teve início no dia 20 e vai até 24. O evento tem como proposta capacitar produtores, atacadistas, varejistas, técnicos e especialistas na cadeia produtiva para a aplicação de tecnologias que minimizem perdas e ampliem melhorias no setor.

Durante os cinco dias de evento serão apresentados mais de 23 temas aos participantes, vindos de seis estados brasileiro, que serão contemplados com atividades teóricas e práticas, além de excursões técnicas a duas unidades de beneficiamento do estado de São Paulo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x