Espetáculo apresenta contos populares em versão brasileira
A Companhia Lazzo apresenta neste domingo, 26, no Sesc São Carlos o espetáculo de contação de histórias, em que Dinah Feldman e Danielle Barros narram a versão brasileira de contos da tradição popular encontrados em diversas partes do mundo. A apresentação será a partir das 11h na Convivência Externa. A entrada é gratuita.
Os contos citados são histórias que aparecem na tradição oral de diversos países e culturas e podem ter diferentes personagens que mantém a mesma essência da história.
“Contos da tradição popular geralmente têm essa característica. Podem ser encontrados em diversas culturas, pois antigamente as histórias eram passadas pela tradição oral. E acabaram viajando pelo mundo e chegando também aqui. Alguns autores, como Câmara Cascudo, pesquisaram esses contos pela imensidão do nosso território brasileiro, revelando a origem dessas histórias ou versões encontradas em outros países, e apresentando uma ou mais versões brasileira destes”, conta a atriz e contadora de histórias Dinah Feldman.
Serão apresentadas quatro histórias, sendo uma lenda indígena para homenagear os índios e contar a origem da mandioca. E outras histórias de origem portuguesa, judaica, espanhola e mexicana contadas em versões brasileiras.
Dinah acredita que o “ingrediente” brasileiro é um caldeirão de sabores. “Nossa abordagem já é brasileira; a forma que esses contos foram apropriados pela nossa cultura, com personagens e forma de narrativas abrasileiradas. Talvez quem escute nem imagine que esses contos são estrangeiros, pois estão enraizados na nossa cultura e imaginário”.
A contação é direcionada para o público infantil, porém Dinah Feldman diz que na verdade não há distinção de idade. “Em culturas tradicionais, onde a tradição oral ainda vigora, as histórias são para todos. Cada um que escuta apreende o que pode, naquele momento. Este repertório foi pensado para as crianças, mas temos certeza que pessoas de todas as idades vão curtir”.
Brasilidades faz um passeio por várias culturas acrescentando um toque do Brasil em todos os contos, mostrando a riqueza histórica e folclórica do país. “O Brasil é grande não só pelo tamanho, mas por sua diversidade de culturas e costumes. De todo esse caldo, só poderia resultar um monte de histórias. O folclore é um dos modos de expressão que melhor refletem o pensamento, o sentimento e a atuação de um povo”. finaliza a atriz Dinah Feldman.