Governo pode anunciar intervenção em empresas do Grupo Rede
O governo federal pode decretar nesta sexta-feira, 31, intervenção em empresas do endividado Grupo Rede Energia, afirmaram à Reuters duas fontes envolvidas nas negociações.
O Grupo Rede é controlador da Celpa, distribuidora paraense de energia que está em processo de recuperação judicial.
“Vai haver hoje uma ação da Aneel de intervenção no Grupo Rede”, afirmou uma fonte que acompanha o processo, informação que foi também confirmada por outra fonte que acompanha o processo.
Uma terceira fonte ouvida pela Reuters afirmou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu à juíza que cuida da recuperação judicial da Celpa autorização para intervir na empresa paraense — em uma tentativa de enquadrar a companhia na Medida Provisória 577, que regulamenta a extinção e a intervenção em concessionárias de serviço público de energia elétrica.
A juíza Maria Filomena Buarque da 13º Vara Cível do Tribunal de Justiça do Pará confirmou à Reuters que recebeu uma petição da Aneel nesse sentido.
Procurado, o Grupo Rede não tinha imediatamente comentários a respeito do assunto.
A Aneel também já sorteou, entre seus diretores, diversos processos para analisar a situação econômica, financeira e de inadimplência de praticamente todas as demais distribuidoras do grupo, além da Celpa, conforme informações no site da agência. Essas empresas são Celtins (TO), Cemat (MT), Enersul (MS), CFLO, Caiuá, Bragantina, Vale Paranapanema e Nacional.