24 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Com IPI reduzido, venda de móveis supera linha branca

Com IPI reduzido, venda de móveis supera linha branca

04/09/2012 13h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Com IPI reduzido, venda de móveis supera linha branca

A decisão do Governo Federal de manter a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até outubro para automóveis, até dezembro para linha branca e até fim de 2013 para material de construção, anima varejo. “Sempre é bom pra gente. Incentiva muito o consumidor a comprar. Houve aumento de mais ou menos 15 %. Ainda mais com fim do ano se aproximando”, diz Fabrício Dantas, gerente da J.Mahfuz

“Sentimos mais o aumento da venda de móveis do que da linha branca. Acho que por conta da aceleração da construção civil, a entrega de casas…Quem muda geralmente compra móveis novos”, explica o gerente das Lojas Xavier, Rogério Ribeiro da Silva, que aponta um aspecto negativo: “No entanto a subida do combustível também afeta os preços. Se por um lado o governo ajuda, por outro dificulta”, afirma.

 Fábio Romero, gerente da Cybelar, também percebe o aumento das vendas de móveis: “Em dezembro há aumento de 50% nas vendas. Antes, aumento de 20, 25, 30%. A linha branca, e principalmente móveis. A linha branca é mais no início do ano”, diz. Segundo Romero, a não com certeza acarretaria diminuição das vendas.

Com a prorrogação válida até outubro, também a venda de automóveis é alterada: “A prorrogação é muito bem-vinda. Coloca a gente no jogo, já que o volume de vendas em 2012 estava abaixo do ano passado. Vemos com bons olhos e achamos que é uma medida acertada para aquecer o mercado”, afirma Carlos Bueno, gerente de vendas da Javep.

Para o setor industrial, no entanto, decisões súbitas como a dessa prorrogação podem gerar problemas: “Essa queda é bom pro consumidor. É melhor ter essas ações pontuais do que não ter nada. Mas esses processos de solavanco dificultam o planejamento e desregulam relação entre produtor e varejista. Como planejar ações para daqui a 5, 10 anos, se não sei o que vai acontecer depois de dezembro?”, questiona José Paulo Coli, diretor da Latina Eletrodomésticos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x