Integrantes são premiados em Congresso
O filme de ficção “Abuso” e o trabalho “Idosos e Internet: uma abordagem sobre inclusão digital a partir do conceito de literacia informacional”, foram premiados no XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Realizado em Fortaleza, de 3 a 7 de setembro, na Unifor (Universidade de Fortaleza), trata-se do maior evento de Ciências da Comunicação da América Latina.
“Abuso”, dirigido por Vitor Romera Carvalho, aluno do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e orientado por Débora Burini, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), foi reconhecido como o melhor trabalho da categoria “Filme de Ficção” da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), onde concorreu com outras três universidades (Universidade Estadual de Goiás, Universidade Potiguar e Universidade Federal de Pelotas) na modalidade Cinema e Audiovisual. Os estudantes Carolina Luz, Paulo Padoveze, Vanessa Nascimento e André Oliveira, todos alunos de Imagem e Som na UFSCar, também integram o grupo.
O curta metragem conta a história do professor Augusto Ferraz. A trama começa quando Viviane, uma de suas alunas, espalha um boato que cresce a cada minuto. O filme incita a reflexão sobre as consequências do poder da mídia quanto à disseminação de informações, porém, o foco não é o veículo em si, mas as pessoas que se veem envolvidas nesta rede de especulações. “Abuso” ainda retrata o jornalismo irresponsável e o modo irrefreado como as notícias correm e se transformam em todos os veículos midiáticos, e assim, acabam por transformar a vida real em um espetáculo.
Já no Prêmio Freitas Nobre, o trabalho sobre idosos e Internet, de autoria de Rodrigo Botelho Francisco, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar e doutorando na ECA -USP, e Antonio Hélio Junqueira, também da ECA-USP, foi premiado como o terceiro melhor paper apresentado no Congresso de 2011 entre os doutorandos de todo o país. No total, foram avaliados 276 trabalhos, distribuídos em 67 modalidades. A participação contou com congressistas vindos de 92 universidades, representantes de 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O artigo de Rodrigo e Antonio dedica-se a apresentar o conceito de literacia informacional e sua aplicação em pesquisas sobre inclusão digital no Brasil. Para demonstrar sua aplicabilidade, é apresentado um estudo de caso do Núcleo de Apoio à Pesquisa Escola do Futuro da USP e resultados de uma pesquisa etnográfica virtual com idosos no Programa Acessa SP. A abordagem é relevante ao passo que o conceito de literacia tem se expandido para incorporar as novas características e potencialidades da Internet, marcada por novas lógicas e narrativas.
O artigo pode ser acessado pelo endereço https://www2.ufscar.br/documentos/12164_intercom2011_literaciasemergentesidosos.pdf. Sobre o curta “Abuso”, mais informações estão disponíveis em www.ufscar.br/dac/abuso.