Polícia Militar lança Campanha Trânsito Consciente
A Polícia Militar lança a Campanha Trânsito Consciente, nesta terça-feira, 18, às 14h, no Palácio dos Bandeirantes.
No Brasil, a cada ano, mais de 33 mil pessoas são mortas e cerca de 400 mil ficam feridas ou inválidas em ocorrências de trânsito. Os índices de fatalidade na circulação viária são bastante superiores às dos países desenvolvidos e representam uma das principais causas de morte prematura da população economicamente ativa.
Somente nas áreas urbanas, ocorre uma perda de mais de R$ 5,3 bilhões por ano, em ocorrências trágicas no trânsito. Muitas delas são previsíveis e, portanto, evitáveis. A promulgação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, em 1997, fez um alerta para a gravidade do problema, mas é preciso conscientizar a população.
Nesse contexto, a campanha de trânsito proposta pela Polícia Militar, com apoio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional e ARTESP, ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas. Pressupõe um processo de aprendizagem continuada e deve utilizar metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e clientela diferenciada.
A Campanha, que tem como objetivos a priorização e preservação da vida, da saúde e do meio ambiente, a efetivação da educação para o trânsito, a promoção do exercício da cidadania, a estimulação da mobilidade e a acessibilidade a todos os cidadãos e a educação das crianças e adolescentes, será desenvolvida em todos os municípios do estado de São Paulo.
Serão apresentadas várias peças promocionais de alerta e conscientização para o trânsito, como filmes curtos para televisão, spots para rádios e cartazes e peças publicitárias, além da distribuição de panfletos em operações de bloqueios policiais, palestras e em bares e restaurantes sobre o uso de bebidas alcoólicas e direção.
Além de todas as ações de conscientização, será disponibilizado um Curso on line de Capacitação para Motoristas e Pedestres, no qual serão abordados temas como Direção Defensiva, Legislação de Trânsito, Noções de Primeiros Socorros, Relacionamento Interpessoal e um tema Especial para crianças e adolescentes – serão 8 horas/aula.
Os cursos serão ofertados de forma gratuita para cerca de 10 mil participantes por mês (inicialmente) em um total de 40 mil participantes até o final do ano, podendo ser feita a matrícula pelo site da PM (www.policiamilitar.sp.gov.br).