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Pagamentos devem ser feitos mesmo com greve

20/09/2012 12h21 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pagamentos devem ser feitos mesmo com greve

Com a greve dos bancos, algumas agências estão realizando parcialmente seus serviços bancários em outras unidades; com isso, a opção foi retardar o atendimento ao público. Mesmo com o quadro de funcionários reduzido, o atendimento ocorre por enquanto.

 

Aos usuários dos bancos fica a dúvida sobre como proceder diante desta situação que pode se agravar a cada dia podendo chegar à paralisação total das atividades.

De acordo com a diretora do Departamento de Defesa do Consumidor da Fundação Procon, Juliana Rossi Carmona, a orientação é uma questão geral, para aqueles consumidores que se aproveitam da greve dos bancos para não manterem as obrigações financeiras em dia.

“O consumidor não poderá se eximir dos juros se ele não efetuar o pagamento em dia em decorrência da greve, pois há outros meios de efetuar os pagamentos como casas lotéricas, caixa eletrônicos ou via internet”, comenta Carmona.

Também numa possível paralisação dos correios, os consumidores que recebem suas contas mensais em casa e já conhecem as datas de vencimentos, devem ficar atentos aos três dias que antecedem o fim do prazo. Caso o cliente não receba a fatura na residência deve entrar em contato com a empresa fornecedora do serviço para exigir uma outra alternativa de pagamento. O consumidor, por sua vez, de posse deste boleto escolherá uma opção de quitar a dívida.

Nos casos mais específicos em que o consumidor necessite do atendimento dentro da agência bancária e em decorrência da greve tiver algum prejuízo, pode procurar o Procon para fazer a reclamação, podendo consequentemente ingressar com uma ação judicial contra a agência financeira.

Já nos casos de danos pela suspensão durante a greve dos serviços de FGTS ou seguro-desemprego cabe também ao consumidor entrar com uma ação judicial para pleitear uma indenização.

“O Procon pode, em alguns casos, tentar intervir com alguns gerentes das agências para que o serviço seja efetuado, porém não é possível prever se surgirá algum efeito, pois até hoje não fizemos nenhuma tentativa e não sabemos como seremos recepcionados”, diz a diretora.

Qualquer dificuldade que o consumidor tenha em não conseguir de nenhuma forma o boleto com a empresa fornecedora, ele é orientado que, até a data do vencimento, procure o Procon para que o problema seja notificado e solicitado junto ao emitente um meio para o pagamento. “O consumidor nos procurando antes da data de vencimento mostra a boa fé em efetuar o pagamento em dia e com o registro da reclamação, o Procon exige a isenção de juros e multas”, ressalta Carmona.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários, Julio César Nery, a greve ainda está na fase do efeito-cascata, primeiro sendo aderida pelas agências maiores ou com maior número de agências. “No começo de toda greve é assim, tem pouca adesão dos funcionários, então vamos fazendo alguns acordos para que aos poucos as atividades sejam paralisadas e o movimento cresça”, comenta Nery.

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