Volodymir Zelenski

Zelenski e líderes europeus conversam com Trump por telefone, após discussões Rússia-Ucrânia

Pedro Lima/AE

O presidente ucraniano, Volodymir Zelenski, afirmou nesta sexta-feira, 16, que conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump, por telefone, junto ao presidente da França, Emmanuel Macron, ao chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e aos primeiros-ministros Keir Starmer, do Reino Unido, e Donald Tusk, da Polônia. “Discutimos a reunião em Istambul” realizada entre representantes da Ucrânia e da Rússia nesta sexta-feira, declarou.
Em comunicado, o presidente ucraniano reforça que “a Ucrânia está pronta para passos rápidos em prol da paz real, e é importante que o mundo mantenha posições firmes”. Zelenski deixa claro que a disposição do país é avançar na negociação, mas condiciona a continuidade do processo à postura da Rússia.
Segundo Zelenski, “se os russos se recusam a um cessar-fogo completo e incondicional e ao fim dos assassinatos, devem haver sanções severas”. O chefe de Estado ucraniano enfatiza a necessidade de pressão contínua: “A pressão sobre a Rússia deve continuar até que esteja pronta para encerrar a guerra”. Zelenski também aproveitou para agradecer o apoio internacional.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Venezuela
Pedro Lima/AE A estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) afirmou que foi alvo de um […]
Há 3 horas
EUA
Geovanna Hora/AE A democrata Eileen Higgins foi eleita prefeita de Miami (EUA) na última semana, […]
Há 14 horas
Chile
AE/Redação O Estado de S. Paulo O candidato da oposição, José Antonio Kast, obteve uma […]
Há 17 horas