UFSCar divulga ações de combate ao coronavírus
Devido à pandemia do novo Coronavírus, a UFSCar suspendeu as
atividades acadêmicas presenciais no dia 14 de março, mas continuou a atuar de
forma predominantemente remota. As atividades presenciais continuaram apenas
nos serviços essenciais, seguindo as orientações do Comitê de Controle e Cuidados
em Relação à Covid-19 da UFSCar.
O evento virtual denominado “Marcha pela Ciência e pela Vida: UFSCar em
Ação no Combate à COVID-19” foi realizado no mês de maio para reportar as
ações da Universidade em resposta à COVID-19. Foram cerca de 60 minis palestras
mostrando ações da UFSCar nas áreas de saúde, educação e inclusão. Também foram
apresentadas ações da UFSCar para adaptação de suas rotinas de trabalho e a
trajetória de sua atuação na linha de frente contra a COVID-19. “Nesse
momento da pandemia, a comunidade UFSCar decidiu apoiar a sociedade. Buscamos
caminhos e soluções para o enfrentamento da COVID-19. Este evento trouxe uma
amostra do que é a UFSCar”, afirmou a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.
A UFSCar respondeu de forma espontânea às necessidades da sociedade. “A
sociedade gritou por socorro e a UFSCar respondeu prontamente. Em 2 meses,
foram formalizados 88 projetos de extensão voltados ao enfretamento da
COVID-19, com participação de todos os Centros Acadêmicos da Universidade”,
explicou o Pró-Reitor de Extensão, Roberto Ferrari Júnior. Os temas das
iniciativas? Produção de protetores faciais; álcool 70%; testes para
diagnóstico da COVID-19; projeto de respiradores e outros equipamentos
hospitalares; cartilhas de orientação e apoio aos mais diversos grupos em
isolamento social; aplicativos; apoio a empresas em dificuldades, dentre
outros.
Como foi possível, para a UFSCar, passar a atuar de forma predominantemente
remota? “Nos
últimos 3 anos a UFSCar investiu em infraestrutura de hardware, software e
melhoria da sua rede. A implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informação),
o treinamento para uso do SEI a mais de 1.200 servidores docentes e
técnico-administrativos e a digitalização de processos também foram
fundamentais para a continuidade do trabalho durante a quarentena”,
afirmou Márcio Merino Fernandes, Pró-Reitor de Administração.
Algumas ferramentas e serviços foram disponibilizados ou reforçados no início
da quarentena, e a demanda aumentou fortemente. “Até o dia 26 de maio
aconteceram quase 13 mil reuniões por meio do Google Meet, com cerca de 24 mil
horas de encontros nesta plataforma. O Google Classroom, disponibilizado
recentemente, já tem em torno de 300 salas criadas”, contou o
Secretário-Geral de Informática, Erick Lázaro Melo.
Uma das estratégias para dar dinamismo às atividades de ensino de graduação ao
longo da pandemia foi a criação de um Período Letivo Suplementar com o
oferecimento de disciplinas de modo remoto. O foco destas disciplinas ofertadas
foram atividades de monografia, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e seus
respectivos projetos, além de ACIEPES – Atividades Curriculares de Integração
Ensino, Pesquisa e Extensão, que por sua característica extensionista
viabilizam uma ação direta na sociedade. Foram oferecidas 75 disciplinas e 69
ACIEPES. Estas contam com o envolvimento de mais de 212 docentes e 7.941
estudantes de graduação da UFSCar, além de membros da comunidade externa.
“O período letivo suplementar viabilizou as ofertas das ACIEPES e a
formalização das atividades que já vinham ocorrendo. Inicialmente ofertamos
cerca de 4 mil vagas, mas ao final nós tivemos quase 8 mil inscrições e
aceitamos praticamente todos os inscritos”, afirmou Cláudia Gentile,
Pró-Reitora Adjunta de Graduação.
Para auxiliar professores e alunos no desafio de estudar em ambientes virtuais,
a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) criou o INOVAEH (Espaço de
Apoio ao Ensino Híbrido), que reúne materiais destinados aos docentes,
estudantes e demais interessados. O objetivo é a capacitação de professores nas
novas tecnologias para que possam utilizá-las em suas atividades. Para os
estudantes, o apoio é quanto à organização dos estudos.
O Hospital Universitário (HU-UFSCar) destinou 44 leitos para pacientes
suspeitos ou confirmados e abriu sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10
leitos destinado à COVID-19. Na Unidade Saúde-Escola – USE estão sendo
realizados 8 projetos de extensão e 3 projetos de pesquisa relacionados à
COVID-19. Tanto o HU quanto a USE passaram a utilizar o teleatendimento, o
telemonitoramento e a teleorientação como formas de interação remota.
Os Restaurantes Universitários continuam a funcionar de modo adaptado, com foco
no apoio aos estudantes que permanecem na Universidade. As bolsas de
permanência estão sendo mantidas ao longo da quarentena. Além disso, a
Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) reportou ações de
acolhimento e orientação, mapeamento dos estudantes em vulnerabilidade,
diagnóstico de necessidades, distribuição de máscaras e kits de limpeza para os
apartamentos das moradias estudantis, suporte social, dentre outros serviços.
Toda a movimentação da Comunidade UFSCar para enfrentar a COVID-19, ao longo
dos primeiros 54 dias da quarentena, deu origem a 414 produtos de informação
nos veículos de divulgação institucionais (Portal da UFSCar, InfoRede, Redes
Sociais, dentre outros). O impacto das ações da UFSCar na imprensa foi
marcante: 442 reportagens em 210 veículos de divulgação de todo o Brasil. O
novo Coronavírus trouxe inúmeros desafios e a UFSCar, Universidade ativa,
dinâmica e diversa, está se reinventando com o compromisso de melhorar a vida
da comunidade, seja ela interna ou externa. “Mais do que nunca, a UFSCar
está trabalhando e mostrando que é uma Universidade imprescindível para a
sociedade”, concluiu a Reitora Wanda Hoffmann.