Arquiteto Sérgio Ferro ministra palestra no IAU/USP
Até o próximo dia 9/10, o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos contará com a ilustre presença do professor Sérgio Ferro, da Escola de Arquitetura de Grenoble (França). O renomado arquiteto está ministrando aulas da disciplina “Apontamentos Sobre História da Arte e da Arquitetura: Renascimento, Modernismo e Brasil”.
Nesta quarta-feira, 3, às 17h, Ferro ministra a palestra “A trajetória de O canteiro e o desenho”, no auditório “Sérgio Mascarenhas” do IFSC/USP. No evento, o arquiteto analisa sua trajetória de mais de 50 anos como arquiteto, artista e intelectual, desde sua formação até seus trabalhos mais recentes.
Avesso à separação entre teoria e prática, os objetos de estudo de Sérgio Ferro, aparentemente tão distintos, nos ajudam a compreender sua obstinação pelo lugar do trabalho livre na produção. Das sofisticadas obras de arte às humildes casas operárias, toda construção pode ser lida segundo o arquiteto como documento histórico, capaz de revelar aspectos ocultos dos homens e das sociedades que as criaram.
Ferro, além de arquiteto, também é pintor e desenhista. Está radicado na França há mais de 30 anos e se formou em Arquitetura e Urbanismo em 1962 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP São Paulo. Juntamente com outras arquitetos brasileiros, Ferro constituiu no final da década de 60 o grupo intitulado Arquitetura Nova, o qual foi responsável pela crítica segundo a perspectiva do marxismo, à produção arquitetônica instituída no Brasil de uma forma geral.
Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9312 ou pelo e-mail [email protected]