30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Governo anuncia volta às aulas em setembro

Governo anuncia volta às aulas em setembro

25/06/2020 06h30 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Governo anuncia volta às aulas em setembro Foto: Flickr / Governo de SP

Plano prevê retorno gradual em etapas, cumprindo uma série de protocolos

O governo de São Paulo anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (24), que as aulas vão ser retomadas a partir do dia 8 de setembro. O plano prevê um retorno geral, em conjunto para todas as cidades, e considera que, na data estimada, o estado estará há 28 dias na fase amarela de flexibilização da economia. A proposta ainda estabelece uma série de protocolos de higiene e distanciamento que devem ser cumpridos pelas instituições.

O plano foi definido em três etapas, com o crescimento gradual do número de alunos em sala de aula. A primeira etapa estabelece um retorno de até 35% do público para garantir um distanciamento de 1,5 metro. O distanciamento tem exceções, como a educação infantil, nas creches, já que não há como aplicar a medida entre bebês e cuidadores. A orientação para tais casos, entretanto, não foi apresentada pelo governo.

Na segunda etapa, 70% dos alunos voltam às escolas para as aulas presenciais. Na terceira, 100% de ocupação das salas, o chamado pelo governo como “novo normal”. “Para irmos para a etapa 2, 60% dos departamentos de saúde do estado já deverão estar dentro de um ciclo de 14 dias no verde [fase do plano de flexibilização]. Depois, para chegarmos a etapa 3, 80% dentro do verde”, disse o Secretário de Educação, Rossieli Soares.

Dentre os protocolos definidos para a volta, o uso obrigatório de máscaras e aferição da temperatura das pessoas na entrada das escolas. O governo do estado disse que vai disponibilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários aos funcionários para cada tipo de atividade, seja na educação, na cozinha, nos setores de limpeza e nos setores administrativos.

Além disso, os pais deverão aferir a temperatura de seus filhos antes de manda-los para a escola. Caso a temperatura esteja acima de 37,5°, por exemplo, a recomendação é que a criança não frequente a escola. As escolas deverão organizar e estabelecer as entradas e saídas, evitando aglomeração, e preferencialmente fora dos horários de pico do transporte público.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x