2 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > CNPq escolhe Martin Neto para Comitê de Assessoramento

CNPq escolhe Martin Neto para Comitê de Assessoramento

03/10/2012 19h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
CNPq escolhe Martin Neto para Comitê de Assessoramento

Desde o dia 1º de outubro o pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos), Ladislau Martin Neto, é o mais novo membro do Comitê de Assessoramento de Agronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O nome do físico foi escolhido pelo Conselho Deliberativo da instituição em reunião realizada no dia 23 de setembro. O mandato de três anos vai até 30 de setembro de 2015.

 

Martin Neto disse que recebeu o convite com surpresa, mas que já está preparado para o primeiro compromisso como membro titular do Comitê, a reunião marcada para o período de 15 a 19 deste mês, em Brasília, quando serão avaliados centenas de projetos submetidos ao CNPq.

O pesquisador acredita que suas experiências, tanto na pesquisa quanto na gestão na Embrapa, e ainda suas recentes atuações internacionais como coordenador do Laboratório Virtual (Labex) da Embrapa nos Estados Unidos e presidente de uma Sociedade Internacional, poderão contribuir para a realização de um bom trabalho dentro do Comitê, cuja atribuição é prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relativos à sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios.

Os Comitês de Assessoramento são compostos por aproximadamente 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento, dentro do universo de mais de 100 mil pesquisadores atuantes em grupos cadastrados no CNPq. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional. O Comitê de Assessoramento de Agronomia está sob a Coordenação do Programa de Pesquisa em Agropecuária e do Agronegócio (COAGR) e é composto por 13 pesquisadores de diferentes instituições do país, de diversas áreas. Martin Neto foi escolhido para ocupar a vaga na área de ciência dos solos.

 

Experiência internacional

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1995, já ocupou o cargo de chefe-geral da Embrapa Instrumentação, de coordenador do Laboratório Virtual da Embrapa nos Estados Unidos, de presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS), cargo que deixou recentemente, depois de promover reformulações na instituição, como os três novos comitês científicos criados: um de sequestro de carbono e mudanças climáticas; outro de aplicações comerciais e industriais de matéria orgânica e húmus e o terceiro de técnicas analíticas avançadas para pesquisa em matéria orgânica.

Recentemente foi indicado também para fazer parte do Comitê Gestor da Programação da Embrapa (CGP) – fórum com poder decisório sobre os projetos de pesquisa da Empresa, em Brasília/DF – e é um dos Coordenadores do Grupo de Terras Cultiváveis do “Global Research Alliance on Agricultural Greenhouse Gases”, uma rede de cooperação mundial de pesquisas em Mudanças Climáticas, ao qual o Brasil aderiu recentemente e onde a Embrapa tem sido o braço científico.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x