27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santa Casa não irá construir mais leitos de UTI para Covid-19

Santa Casa não irá construir mais leitos de UTI para Covid-19

30/06/2020 11h00 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Santa Casa não irá construir mais leitos de UTI para Covid-19 Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

Hospital alegou conflito com a Prefeitura e pede intervenção do Ministério Público na questão

Em ofício encaminhado ao Ministério Público, a Santa Casa de São Carlos informou que não atenderá a demanda da Prefeitura Municipal, para construir mais 16 leitos de UTI, que seriam utilizadas no tratamento de pacientes com COVID-19 no município.

De acordo com a Santa Casa, a Prefeitura pediu a construção de 10 leitos de UTI adulto e 6 leitos de UTI pediátrica. A Santa Casa diz que tem meios de disponibilizar os leitos requeridos pelo município, desde que o município assuma a demanda em casos nos quais a Santa Casa não é referência de atendimento, fazendo o referenciamento de pacientes de menor complexidade.

Como não houve consenso, segundo a Santa Casa, o Hospital encaminhou ofício pedindo intervenção do Ministério Público para solucionar a questão.

Recentemente, a Santa Casa recebeu 16 respiradores mecânicos do Governo do Estado. Na época, o provedor Antonio Valério Morillas Júnior havia garantido a expansão dos leitos. “Vamos criar inicialmente mais 10 leitos de UTI, porém sempre esperando que não precisem ser usados. Neste momento de pandemia um respirador chega a custar R$ 150 mil, valor que inviabiliza a aquisição do equipamento por hospitais filantrópicos. Agradeço a Prefeitura pela liberação de recursos para a ampliação dos leitos e o Governo do Estado pelo repasse dos equipamentos. Já estamos trabalhando nas adaptações das instalações físicas da Santa Casa para disponibilizar esses novos leitos o mais rápido possível. Acreditamos que em 30 dias estejam prontos”, disse o provedor no dia 16 de junho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x