5 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Três candidatos disputam a reitoria da UFSCar

Três candidatos disputam a reitoria da UFSCar

14/07/2020 06h09 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Três candidatos disputam a reitoria da UFSCar Fotos: Divulgação

Pela primeira vez, eleição acontecerá pelo voto online. Primeiro turno está marcado para começar em 3 de agosto

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai escolher a reitoria que comandará os quatro campi (São Carlos, Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino) da Universidade em breve. Três chapas concorrem na eleição, que acontecerá de forma online, entre os dias 03 e 05 de agosto. Se houver segundo turno, ele acontecerá entre os dias 13 e 14 de agosto. A totalização dos votos será paritária, ou seja, com pesos iguais para docentes, técnico-administrativos e estudantes.

A atual reitora, Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Professora Titular do DCI/CECH), concorre à reeleição pela chapa Construir Juntos.  Na carta proposta da chapa, estão elencados a defesa do legado da atual gestão na universidade e a ênfase nas mudanças que a sociedade passa.

“Será preciso ainda mais diálogo e conciliação. É um momento de abertura para a criatividade, inovação, disposição ao crescimento. Capacidade de trabalho, agilidade; pessoas preparadas para inovar, dialogar, conciliar, inspirar, liderar a UFSCar e liderar a sociedade em momento de grandes mudanças. Mas sempre defendendo a ciência, as artes e a tecnologia como pilares desta Universidade, visando ao desenvolvimento econômico e à justiça social, com a preservação do caráter público e gratuito do ensino, do amplo acesso e da inclusão”, diz um trecho da carta.

Outro candidato à reitoria é o Professor Doutor Fernando M. Araújo-Moreira, do Departamento de Física, representa a chapa Por uma UFSCar notável. Em proposta, a chapa defende uma universidade onde seus quatro campi sejam igualmente valorizados, com transparência, onde os cargos sejam distribuídos de maneira justa apenas pela competência técnica dos contemplados e não por indicação política, onde a única política seguida seja principista e onde o princípio se chame UFSCar.

“Queremos uma UFSCar forte, conhecida e reconhecida, nacional e internacionalmente, pela qualidade dos seus formados e pelas pesquisas aqui feitas. Reconhecida por vir do povo e ser do povo a quem deve servir com eficiência e humildade”, defende a chapa.

Por fim, o Professor Titular do Departamento de Física, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, disputa pela Chapa Juntos pela UFSCar. Ele foi Vice-Reitor da UFSCar entre novembro de 2012 à novembro de 2016, quando Targino Araújo Filho foi o reitor. A chapa adota um tom crítico às políticas do Presidente Jair Bolsonaro e também critica a atual gestão da Universidade.

“Estamos comprometidos com o resgate de valores que são muito caros a essa instituição, tais como a gestão democrática, a inclusão social e a excelência acadêmica. Compromete-se em incluir toda a sua comunidade nos processos decisórios, nos tempos de reconstrução e repactuação que se seguirão, colocando a gestão institucional como parceira e integradora de toda a nossa comunidade nas mais diversas regiões de atuação geográfica. Compreendemos a UFSCar como uma única instituição, uma unidade na sua multiplicidade”, diz a chapa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x