2 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Altas temperaturas requerem cuidados com saúde

Altas temperaturas requerem cuidados com saúde

06/10/2012 15h42 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Altas temperaturas requerem cuidados com saúde

Com o fim do inverno, os problemas de saúde ocasionados pelo tempo seco diminuíram, porém com a chegada da primavera, as altas temperaturas estão gerando novos casos.

 

De acordo com a clínica geral, Andrea Cogo, a falta de ingestão de água é a principal causa de infecções virais, pois com as altas temperaturas as células do organismo perdem muito líquido, enfraquecendo o sistema imunológico.

Em idosos e crianças, o caso pode se agravar, pois não possuem o hábito de ingerir a quantidade correta de líquidos, principalmente em dia mais quentes.

A alimentação também deve ter uma atenção especial, fora a ingestão de líquidos como água e sucos naturais, as frutas e verduras são ótimas fontes de fibras que ajudam na proteção do organismo e combatem vírus e bactérias.

Os cuidados com a pele é outro fator importante de proteção para as altas temperaturas. Não se expor ao sol, no período das 10h até às 16h, evita o ressecamento da pele e possíveis fissuras que sirvam de entrada para bactérias, causando doenças conhecidas como piodermites, foliculite e erisipela. “Principalmente crianças e idosos têm uma pele mais fina que não tem uma camada protetora tão fortalecida, então precisa passar filtro solar, evitar grandes exposições ao sol, usar roupas frescas, leves e de cor clara”.

Evitar tomar banhos com água muito quente e o uso do sabonete que retira a camada gordurosa que protege a pele.

O uso constante de ar condicionado é outro fator preocupante, pois pode trazer diversos riscos à saúde quando usado incorretamente. Em dias muitos quentes acionar o ar condicionado de casa, trabalho ou do carro em baixas temperaturas pode causar choque térmico no corpo ao entrar em contato com as altas temperaturas do ambiente externo.

Outro cuidado que deve ser tomado é com a higienização dos aparelhos que com o tempo acumulam ácaros que prejudicam as vias aéreas. Ventiladores também devem ser limpos antes do uso.

Manter as vias aéreas umidificadas com soro fisiológico ajuda a hidratar a mucosa evitando infecções. Mesmo com a melhora da umidade do ar, é importante prevenir contra os vírus.

“Os vírus estão possuindo novas características, por isso é importante evitarmos grande aglomeramento de pessoas no mesmo lugar. Não há mais períodos propícios para doenças”, comenta Cogo.

Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) continuam elevados, em média 350/dia. Em decorrência ao calor, os principais casos diagnosticados são diarreia e vômitos, causados por viroses.

Nestes casos, a falta de higiene pessoal continua sendo a maior responsável de contaminação nos pacientes atendidos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x