30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Saltos ornamentais quer surpreender favoritos

Saltos ornamentais quer surpreender favoritos

26/10/2011 10h48 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Saltos ornamentais quer surpreender favoritos
O Brasil começa a competição dos saltos ornamentais dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 na tentativa de surpreender canadenses, norte-americanos e mexicanos, os grandes favoritos ao pódio. Para isso, a equipe aposta numa mescla de experiência e juventude. E são justamente as caçulas do time as primeiras a mergulhar na piscina do Centro Aquático. Nesta quarta-feira, 26, às 10h (13h de Brasília), tem início a disputa feminina da plataforma de 10 metros. Então, cabe a Natali Cruz, de 18 anos, e Andressa Mendes, de 14, a primeira responsabilidade de representar o país.
“Fui para a eliminatória dos Jogos Pan-americanos como experiência, não tinha expectativa nenhuma. Fui bem e consegui a classificação. Foi um objetivo que veio antes do que eu imaginava”, revelou Andressa. Por isso, ela conta que entra relaxada na disputa, sem cobranças. “Vai ser legal disputar meu primeiro Pan, espero aprender. E não tenho obrigação nenhuma de ganhar uma medalha, quem tem são as minhas adversárias mais experientes. Então, elas que devem ficar nervosas”, comentou.

Um pouco mais velha, a companheira Natali admitiu um pouco de ansiedade. “É minha primeira competição no adulto. Mas tenho treinado muito e espero fazer o meu melhor. As adversárias são bem fortes, mas nada é impossível. Tenho que contar com meus treinos e com sorte. Mas, independentemente do resultado, vou ter uma boa experiência”, afirmou.

Para a chefe de equipe dos saltos ornamentais, Alice Kohler, Andressa e Natali não devem ser cobradas agora. “São atletas com grande potencial, mas ainda é um pouco cedo para arriscar uma previsão de onde podem chegar. Assim como a Bruna Brunnett (20 anos) e o Ian Matos (22 anos), que saltam trampolim de três metros. Mas todos estão com muita vontade e trabalhando forte por um grande objetivo no futuro, que são os Jogos Olímpicos Rio 2016”, revelou.

Ian também compete nesta quarta-feira, às 19h30 (22h30 de Brasília) no trampolim de três metros. “Agora é segurar o nervosismo. Aprendi algumas técnicas de respiração para controlar os batimentos cardíacos”, afirmou. Ele pretende deixar para a hora do salto algumas decisões. “Sou um atleta novo, sem muito a perder. Tem outros com mais responsabilidade. Então, se eu perceber que estou bem, vou tentar um salto mais arriscado”, adiantou.

Companheiro de Ian no trampolim de três metros, o experiente César Castro, prata no Rio 2007, tem esperanças de repetir o desempenho. “No salto, tem uns quatro ou cinco com chance. Depende do dia de cada um. É difícil falar em medalha, mas treinei muito nestes dez meses do ano e o Pan é a minha competição mais importante”, disse. “Estou numa fase boa. Se eu for preciso, posso conseguir.”

Alice Kohler confirmou que a rotina de treinos tem sido puxada. “Este foi o ano mais intenso de preparação deste ciclo olímpico, porque, além dos Jogos Pan-americanos, os atletas participaram do Mundial de Esportes Aquáticos e das etapas do Circuito Mundial. Portanto, os treinamentos deste ano foram bem fortes e os atletas chegam a Guadalajara em boa forma física e técnica. Uma boa preparação dá ao atleta a tranquilidade que ele precisa para competir bem e executar sua melhor performance. E é isso que nós esperamos deles no México”, explicou. (cob.org.br)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x