Anelli fala sobre evolução arquitetônica das salas de cinema
O professor e coordenador do programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP) em São Carlos, Renato Anelli, é o convidado desta quarta-feira, 10, para o ciclo de palestras da exposição “Salas de Cinema em São Paulo: 1895 – 1929”. Promovida pelo Arquivo Histórico Municipal da Secretaria de Cultura, a mostra é realizada até o dia 4 de novembro na Galeria Olido, em São Paulo.
Em sua palestra intitulada “Evolução arquitetônica das salas de exibição”, o arquiteto Renato Anelli promoverá uma reflexão sobre o papel do cinema – sua arquitetura e sua cenografia – no processo de modernização paulistana. “É possível identificar como se forma a tipologia das salas de projeção, inicialmente indefinida entre as populares barracas dos parques de diversões e os sofisticados teatros de arquitetura neo-clássica”, revela Anelli.
O professor do IAU-USP também irá abordar o aporte de arquitetos da primeira vanguarda moderna. “Eles impulsionaram a formação da Cinelândia paulistana, associando o cinema à renovação urbana que marca a metropolização de São Paulo”.
A familiaridade de Renato Anelli com o tema é antiga. O arquiteto pesquisou a evolução arquitetônica das salas de cinema da capital paulista em sua tese de mestrado “Arquitetura de Cinemas na Cidade de São Paulo”, defendida em 1990 na Unicamp.
A palestra será realizada às 17h. A Galeria Olido fica na Avenida São João, 473.