Os bastidores da Guerra do Paraguai por Moacir Assunção
Nesta quarta-feira, 10, o jornalista, professor e escritor Moacir Assunção lança no Sesc São Carlos a partir das 20h na biblioteca da unidade seu mais novo livro “Nem Heróis, Nem Vilões” que tem como tema a Guerra Do Paraguai, o maior conflito armado da história do Brasil e o segundo do continente americano, depois da Guerra da Secessão, nos Estados Unidos.
Moacir diz que a ideia de escrever um livro com esse tema partiu do seu interesse, desde a época do colégio neste conflito que aconteceu entre 1864 a 1870. “Sempre gostei do tema, foi uma guerra muito longa e sangrenta. Viajei por todos os países, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil, para escrever o livro, de 460 páginas. Fiz todas essas viagens, entrevistei pesquisadores, descendentes dos personagens e gente que teve alguma história ligada á guerra. É um trabalho de no mínimo, 6 anos de duração”.
“Resolvi falar da Guerra do Paraguai, primeiro por se tratar de um tema pouco comentado, porque entendi que traria coisas novas para a compreensão do tema e também porque há muitos escritores de origem militar falando do conflito e acho interessante ter os civis também”, relata Moacir.
O escritor diz que a expectativa para o lançamento de “Nem Heróis, Nem Vilões” é grande, ele espera que muitas pessoas compareçam. “Espero que tenhamos muita gente para que possamos promover um dialogo, uma boa discussão sobre o tema”.
Moacir Assunção é jornalista profissional diplomado, atuou como repórter de política do Estadão durante onze anos. Trabalhou cinco anos como repórter de cidades
no Diário Popular e um ano como redator de política do Jornal de Brasília. Atualmente possui nove livros publicados, é professor universitário e mestrando em história social pela PUC-SP. É especialista em temas relacionados à história de São Paulo e dos movimentos sociais no Brasil.