Amostra cultural

Gustavo Pozzi participa do Casa Aberta 2025 da Casa da Infância Estrela da Manhã

Na tarde desta sexta-feira (28), o vereador Gustavo Pozzi participou do evento Casa Aberta 2025 na Casa da Infância Estrela da Manhã, dirigida pela ONG Amigos São Judas Tadeu. O evento é uma amostra cultural das crianças que fazem parte da instituição e também uma amostra dos projetos e trabalhos desenvolvidos pelas próprias crianças ao longo do ano.

A instituição atende em torno de 120 crianças e adolescentes, sendo as crianças em tempo integral e os jovens e adolescentes em oficinas de dança, música, computação, rodas de conversas com psicólogos, além de projetos no contraturno escolar. Para as mães, é oferecido cursos em oficinas de corte e costura.

A visita também foi para anunciar a destinação de aproximadamente R$82 mil reais de emenda parlamentar do vereador para o ano de 2026. Essa destinação junta-se com outras já destinadas em anos anteriores, como a de R$75 mil reais, destinada nesse ano de 2025.

Conheça a instituição

A Amigos de São Judas Tadeu – ASJT, uma Organização Não Governamental, nasceu da iniciativa de um grupo de pessoas que trabalhavam pela Pastoral Social da paróquia São Judas Tadeu no Bairro Antenor Garcia, na periferia de São Carlos. Diante da constatação de inúmeras carências desse bairro, a que mais despertou a atenção foi a falta de escola para as crianças pequenas, dificultando assim a independência das mulheres, que ficavam impossibilitadas de procurar trabalho e auxiliar na renda familiar. Em vista dessa realidade foi fundada em maio de 2002 a organização da Sociedade Civil, Amigos de São Judas Tadeu-ASJT, com o objetivo de construir um espaço para atender crianças, em período integral, adolescentes e adultos (oficinas e cursos) moradoras do bairro.

Este projeto foi viabilizado com o apoio financeiro da empresa Faber Castell e de seus voluntários, de sócios colaboradores, de destinação de emendas parlamentares e com recursos arrecadados em eventos beneficentes e bazar mantido na Pastoral Social da Paróquia São Judas Tadeu.

Possui projeto pedagógico de respeito à infância e do brincar como elemento insubstituível no desenvolvimento infantil; de valorização do papel da família na educação, no cuidado e preservação dos direitos das crianças e adolescentes, à educação à saúde, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à convivência com sua família e com a comunidade a que pertence (ECA 1990). Na prática, isso significa que as famílias têm ajudado definir o papel da escola e da família na educação e cuidado das crianças, fazendo com que haja uma relação de parceria, de respeito mútuo e de entendimento da importância do papel da educação para o desenvolvimento humano.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Eleições
Renan Monteiro/AE O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou neste sábado, 31, via postagem […]
Há 5 horas
Educação
Foi realizada uma reunião para alinhar os detalhes da elaboração do projeto executivo do novo […]
Há 9 horas
Violência doméstica
A prefeitura de São Carlos instituiu um novo mecanismo de proteção a mulheres vítimas de […]
Há 10 horas