Djokovic derrota Berdych e chega à final do Masters
O cabeça de chave número dois Novak Djokovic chegou neste sábado, 13, à final do Masters Series de Xangai ao derrotar o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-4.
Djokovic enfrentará na final, neste domingo, o vencedor do confronto entre o suíço Roger Federer e o atual campeão do torneio, Andy Murray.
O sérvio converteu seu segundo break point para abrir 5 a 1 no primeiro set, antes de Berdych se recuperar um pouco na partida.
Mas Djokovic também foi impressionante na segunda parcial, conseguindo uma quebra no começo do set e abrindo 4 a 2. Depois, ele apenas confirmou seus serviços para atingir a sua primeira final em Xangai.
“Obviamente, é um grande desafio quando você enfrenta um jogador do Top 10”, afirmou Djokovic, que perdeu nas semifinais em Xangai em 2009 e 2010.
“Tomas está em ótima fase nos últimos dois meses. Ele sempre é um adversário duro de se enfrentar em qualquer superfície, porque tem um saque poderoso e um grande forehand”, afirmou Djokovic. “Eu joguei taticamente certo. Coloquei muitas devoluções na quadra, botando pressão no serviço dele. Por outro lado, saquei bem quando precisava.”
Já Berdych não conseguiu encaixar seu serviço nos momentos mais importantes.
“Ele é um grande jogador”, afirmou o tcheco após sofrer sua décima derrota em 11 encontros contra Djokovic.
“Eu acho que o jogo dele encaixa muito bem com o meu”, afirmou o tcheco de 27 anos. “Gosto de jogar agressivamente, mas isso não o afeta muito. Então, é mais difícil para mim enfrenta-lo.”
“Ele é o segundo melhor do mundo, buscando o primeiro lugar. É muito difícil achar uma maneira de ter um bom histórico contra ele”, disse Berdych.