ACUSADO FOI OUVIDO E LIBERADO!!

Polícia identifica possível autor de pichação em monumento histórico de São Carlos

Foto: Ivan Lucas

A Polícia Civil de São Carlos identificou e localizou o possível autor do ato de vandalismo contra a estátua de Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, e outros pontos da cidade, ocorrida no dia 4 de maio no centro da cidade. O monumento, que está instalado na confluência entre a rua Conde do Pinhal e a Avenida São Carlos, foi alvo de pichações com tintas vermelha e preta.

Entre os símbolos pichados estava uma foice cruzada com um martelo — ícone amplamente reconhecido como representação do comunismo. Além da estátua, a base com o nome do homenageado também foi danificada. Um ponto de onibus e diversos semáforos também foram pichados.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito deixou uma assinatura na pichação, o que permitiu sua identificação por meio de ferramentas de análise de inteligência. Com essas informações, os investigadores chegaram ao endereço do homem, que não teve a identidade divulgada. Durante a diligência, os policiais não localizaram os materiais utilizados no crime, mas o suspeito teria confessado a autoria do crime.

Ele foi ouvido na manhã desta segunda-feira (19), na 3ª Delegacia de Polícia de São Carlos, e responderá por dano ao patrimônio público. Segundo informações apuradas, a penalidade deverá incluir a prestação de serviços comunitários.

O jornal Primeira Página também apurou que imagens de câmeras de segurança repassadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ajudaram na identificação do suspeito.

Assista a entrevista com o delegado Dr. Edmundo:

Compartilhe:

Recomendamos para você

Desde Reabertura
Em 2025, cerca de 20 mil estudantes de diferentes regiões do País visitaram o museu em ações agendadas
Há 3 horas
Parceiros
Patricia Lara/AE O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que Moscou está pronta para manter […]
Há 3 horas
Desenrola
Programa contemplaria dívidas negativadas até a publicação da MP, e duraria até 30 de junho de 2026
Há 3 horas