O ex-vereador de São Carlos, Leandro Guerreiro (PL), poderá deixar o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis e cumprir o restante da pena em regime aberto. Guerreiro teve o mandato extinto em 1º de julho, após condenação em segunda instância a 1 ano e 7 meses de prisão por injúria e difamação, relacionada a charges de figuras públicas com termos pejorativos e de intolerância religiosa.
Fontes do meio político afirmam que a expectativa é que ele possa passar o Natal com a família. Após deixar a prisão, Guerreiro pretende tentar recuperar o mandato ou concorrer novamente em 2028, pois não perdeu os direitos políticos.
O CPP de Jardinópolis atende presos do regime semiaberto, oferecendo educação, cursos profissionalizantes e trabalho externo. Desde a prisão, em agosto de 2024, o ex-vereador cumpre rotina de trabalho e participa de cultos religiosos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo esclareceu que a defesa recorreu da sentença e que não houve atraso na execução da pena, com a guia de execução sendo expedida em 3 de julho.
