27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Queimadas causam interrupção de energia

Queimadas causam interrupção de energia

Levantamento mostra que incêndios geraram 131 quedas no fornecimento para clientes

01/10/2020 10h58 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Queimadas causam interrupção de energia Foto: Divulgação

Além de todos os danos ambientais que as queimadas vêm causando por todo o país nos últimos meses, essa prática também tem trazido transtorno para o fornecimento de energia em diversos municípios atendidos pela CPFL Paulista. Um levantamento feito pelo Centro de Operações da distribuidora mostra que em 64% das cidades da sua área de atuação (151) tiveram interrupções causadas por queimadas. Os registros chegam a 948 casos entre os meses de junho e agosto de 2020.

No ranking de municípios com mais interrupções entre junho e agosto, Araraquara registrou 53 ocorrências, ficando em primeiro lugar. São Carlos ocupa a segunda posição com 15 casos e Américo Brasiliense é o terceiro da lista com 10 registros.

Na região de São Carlos, foram contabilizadas 131 interrupções no fornecimento de energia causadas por queimadas, quase 11 por semana. Das 23 cidades atendidas pela companhia, só três não tiveram clientes afetados pelos efeitos das queimadas na rede de transmissão e distribuição de energia.

“É importante a conscientização da população e dos produtores agrícolas, pois os incêndios sob a rede de distribuição de energia são, muitas vezes, causados pelo uso do fogo como método de poda de algumas plantações. O impacto das queimadas é maior ainda quando acontecem sob as linhas de transmissão, responsáveis pelo abastecimento de regiões inteiras”, alerta André Luiz Marques de Souza, gerente de Operações de Campo, da CPFL Paulista.

TRANSTORNOS – Quando uma queimada é realizada sem a autorização dos órgãos ambientais competentes e de forma irresponsável, o fogo muitas vezes sai do controle e atinge áreas habitadas, de preservação e redes de transmissão e distribuição de energia. Nesses casos, o fornecimento fica prejudicado, causando transtornos aos clientes da CPFL Paulista.

Nessas situações, o trabalho das equipes de manutenção da companhia fica dificultado por conta do fogo, que precisa ser combatido pelos bombeiros para que os trabalhos possam ser iniciados. Dependendo da queimada, esse combate às chamas pode levar horas, elevando ainda mais o tempo que a população fica sem energia e os eletricistas sem poder reparar a rede por motivos de segurança.

A CPFL Paulista sempre age rapidamente realizando manobras em sua rede de distribuição, de forma a deixar a menor quantidade possível de unidades consumidoras afetadas. No entanto, quando as queimadas afetam áreas rurais, por exemplo, centenas de metros de rede precisam ser reconstruídas, com a substituição de postes, cabos e outros equipamentos danificados pelo fogo. Um trabalho complexo, que demanda acesso a lugares e terrenos não convencionais, maquinário pesado e colaboradores atuando em mais turnos para que a conclusão aconteça o quanto antes.

Por isso, a companhia realiza, por meio da campanha Guardião da Vida, a conscientização dos perigos de se realizar queimadas sem autorização ou de forma irresponsável, sem os devidos cuidados de segurança, principalmente em relação à rede elétrica. Também é importante que sempre que uma queimada for avistada, o Corpo de Bombeiros seja acionado para que sejam tomadas as providências de combate ao fogo o mais rápido possível.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x