27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Vitória do PT e confusão no centro da cidade completam 20 anos

Vitória do PT e confusão no centro da cidade completam 20 anos

Newton Lima começou em 2001 um período de 12 anos de governos petistas no município de São Carlos

07/10/2020 18h38 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Vitória do PT e confusão no centro da cidade completam 20 anos Foto: Arquivo Jornal Primeira Página

Por apenas 128 votos de diferença, o petista Newton Lima tornou-se a grande surpresa da eleição em São Carlos e foi eleito no dia 1 de outubro de 2000, com 40.342 votos. A eleição de Lima foi marcada por tumulto e quebra-quebra entre militantes do candidato Rubens Massucio (PSDC), o “Rubinho”.

A bagunça terminou com um saldo de quatro postos de combustíveis saqueados, pelo menos uma dezena de feridos e o comitê do partido do PSDC incendiado na cidade, além de veículos do Corpo de Bombeiros e da PM com vidros quebrados.

Lima foi eleito com 39,94% dos votos válidos, contra 39,81% do atual prefeito, Dagnone de Melo (PTB) -40.214. Em terceiro lugar na eleição, ficou o tucano Paulo Altomani, com 11,76% dos votos -11.878. Massucio teve 7.513 votos -7,44%, seguido por Paulo Eugeni (PSL), com 720, Eraldo Strumiello (PSTU) – 267, e Elias Grimberg (PRN), com 84 votos.

O ex-reitor da UFSCar, que nunca havia disputado um cargo político na cidade, tem na renovação seu lema de campanha. Newton havia sido, em 1998, candidato a vice-governador na chapa de Marta Suplicy.

A vitória foi uma surpresa, já que as pesquisas apontavam Melo como vencedor. “Sem dúvida foi surpresa porque as pesquisas me jogavam lá embaixo”, disse Lima na época.

Newton começava, então, um período de 12 anos em que a cidade foi comandada pelo Partido dos Trabalhadores. Newton se reelegeu em 2004 e ainda conseguiu eleger seu sucessor, o também ex-reitor da UFSCar, Oswaldo Barba. Na onda vermelha, newton, em 2010, se elegeu deputado federal, cargo que manteve até 2014. Ele não se reelegeu em 2018 e resolveu deixar de ser candidato. Favorito para vencer o pleito este ano em todas as pesquisas, ele prefere ficar de fora e apoiar o sindicalista Erick Silva.

COMEMORAÇÃO E TUMULTO

A apuração foi realizada no Ginásio João Marigo Sobrinho (Ginasião). Como o anúncio do número de votos ora colocava Melo ora colocava Newton na  frente, as torcidas variavam no ânimo. Porém, antes mesmo da divulgação do resultado oficial, os militantes do PT já comemoravam a vitória.

Na comemoração, os petistas cantaram por diversas vezes o Hino Nacional Brasileiro e davam gritos de ordem, colocando o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, como o próximo presidente da República, o que acabou se concretizando em 2002.

Após o resultado, o prefeito e os simpatizantes do partido saíram em carreata pela cidade.

Lima só apareceu no ginásio quando o resultado parcial já o apontava como vitorioso. Os outros concorrentes à prefeitura não foram ao local. O petista chorava muito e ficou por muito tempo abraçado aos filhos.

Confusão

Na confusão que envolveu os cabos eleitorais de Massucio, que não teriam recebido pagamento, a Policia Militar teve muito trabalho para conter o tumulto. Segundo a Folha apurou, foram 4.000 contratados por Massucio para ontem, no valor de R$ 50 cada -total de R$ 200 mil.

Vinte anos depois, Rubinho afirma que pagou o preço por ter o apoio do empresário Ari Natalino da Silva. Apesar de todos os problemas, Rubinho garante que todos os que trabalham nas eleições receberam os seus pagamentos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x