30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > 71% dos candidatos em São Carlos são brancos

71% dos candidatos em São Carlos são brancos

Dados do TSE apontam que candidaturas femininas representam 32%

08/10/2020 08h41 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
71% dos candidatos em São Carlos são brancos Foto: Divulgação

O portal de estatísticas eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traz dados demográficos e socioeconômicos a respeito dos candidatos nas eleições de São Carlos. Um dos dados que mais chamam atenção é referente à cor da pele dos candidatos. A esmagadora maioria de 71% dos candidatos se declara branca, enquanto 15,73% se declaram negros e 12,5% são pardos.

Na semana passada, por 10 a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que terá aplicação imediata (ou seja, já nesta eleição) a reserva de verba e de tempo de propaganda de forma proporcional entre candidatos brancos e negros. A decisão foi tomada após ação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Em relação ao gênero, outra expressiva diferença aparece. 68% dos candidatos são homens, enquanto 32% são mulheres. No caso das mulheres, o TSE estabeleceu que as agremiações devem destinar no mínimo 30% do montante do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Especial, para ampliar as campanhas de suas candidatas. Além disso, o Tribunal também salientou que partidos que tiverem candidatas laranjas (aquelas que não fazem campanha e nem sabem que são candidatas) terão a chapa de vereadores cassada.

OUTROS NÚMEROS – Em relação à escolaridade, predomina em São Carlos os candidatos com ensino médio completo, que representam 44,35% do total. Já aqueles com ensino superior são 32% do total, enquanto aqueles que possuem ensino fundamental são 10,28%. A faixa etária com maior número de candidatos é entre 40 e 49 anos, que concentra mais de um terço das candidaturas. Mais da metade dos candidatos (53,2%) são casados, enquanto 30,4% são divorciados e 14,1% são divorciados.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x