Como reduzir a inadimplência é tema de workshop
Foi realizado na noite de quinta-feira, 18, no Palácio do Comércio Miguel Damha, o Workshop “Como reduzir a inadimplência”, uma iniciativa da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e do Sebrae, direcionada a proprietários e colaboradores de estabelecimentos comerciais.
Visando fornecer orientações sobre como efetuar vendas mais seguras e implantar métodos mais eficientes de cobrança, o evento foi coordenado por Paulo José Justino Viana (consultor do Sebrae) e Eli Rodrigues Costa (consultor de crédito da Acisc).
Na ocasião, Paulo explicou que analisar um crédito significa avaliar os riscos envolvidos em um negócio e a capacidade do cliente liquidar a dívida nas condições contratadas. “Para fazer uma análise de crédito corretamente é preciso qualificar o cliente e solicitar CPF e RG originais, o que ajuda a prevenir fraudes. Vale salientar que o endereço, data de nascimento, estado civil e quantidade de filhos também são informações importantes. Por fim, saber o valor da renda e se o cliente tem algum tipo de financiamento é fundamental: se mais de 30% da renda analisada estiver comprometida, trata-se de um cliente de risco”, alertou.
Eli, por sua vez, destacou que após seguir esses passos, é preciso fazer a consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), mantido no município exclusivamente pela Acisc. “O analista de crédito precisa ter ciência de que a empresa não é obrigada a vender a prazo. Isso é uma cortesia”, lembrou.
Por fim, ele fez questão de enfatizar a maneira correta de informar ao consumidor a reprovação do crédito: “Diga apenas que seu sistema de análise de crédito não aprovou o cadastro para compras a prazo e indique outra forma de pagamento”, finalizou o consultor.