27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Diocese de São Carlos irá inaugurar Casa Pastoral Social em novembro

Diocese de São Carlos irá inaugurar Casa Pastoral Social em novembro

Esse novo espaço da igreja católica irá abrigar as pastorais sociais e irá também atender as pessoas em situação de rua

23/10/2020 08h55 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Diocese de São Carlos irá inaugurar Casa Pastoral Social em novembro Foto: Luís Morelli

O Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, afirmou que na sua administração foram realizadas várias ações de modernização da Diocese de São Carlos e a igreja ficou mais próxima das comunidades, das pessoas, principalmente dos mais pobres e necessitados, e das instituições. A declaração ocorreu durante a entrevista no programa Fala São Carlos, na manhã de ontem (22).

“A Diocese de São Carlos tem hoje mais de 110 anos, então a gente buscou organizá-la seja pastoralmente ou estruturalmente, a Diocese hoje tem um plano de pastoral, estamos terminando de construir o segundo, eu espero agora no começo de novembro lançá-lo e a gente buscou organizar a estrutura da Diocese”, afirmou Dom Paulo.

Segundo o Bispo Diocesano, a Diocese tem hoje uma cúria com administração moderna, tem uma rádio (SDS 93,3 FM), a comunicação foi organizada e a contabilidade está unificada. O que falta ainda é organizar o setor social da Diocese, por isso, em novembro vamos inaugurar um espaço para abrigar as pastorais sociais e atender as pessoas em situação de rua, em uma casa da Diocese situada no centro de São Carlos.

Pandemia: ações da igreja

Outro assunto comentado durante a entrevista foi com relação as ações da igreja na pandemia do coronavírus. As ações citadas por Dom Paulo Cezar envolvem as missas sendo transmitidas nas redes sociais, assistência aos pobres e as pessoas que perderam o emprego, realizou parceria com o SEBRAE para ajudar as pessoas com cursos e assim ajudar a colocarem as suas habilidades de forma profissional para conseguirem o sustento da sua família, entre outras ações.

“Foi um momento difícil para todos, a igreja teve que se reinventar, então tivemos que realizar missas online e que veio para ficar. Agora, a igreja aumentou a assistência aos pobres e as pessoas que perderam o seu emprego, mas buscamos auxiliar essas pessoas de forma diferente, com um projeto denominado “Samaritano”, que teve o apoio do SEBRAE, para auxiliar elas com cursos e assim profissionalizar as habilidades delas”, ressaltou Dom Paulo Cezar.

Arquidiocese de Brasília

O Bispo Dom Paulo Cezar foi nomeado anteontem (21) pelo Papa Francisco como novo Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, a posse canônica está marcada para 12 de dezembro de 2020.

“Eu recebi o convite com uma mistura de confiança do Papa Francisco e ao mesmo tempo com dor no coração, porque cheguei na Diocese em agosto de 2016 e aprendi a amar essa região, aprendi a tê-la com minha Diocese. Mas, o Papa pede para partir para Brasília e conheço o Distrito Federal por meio de reuniões da CNBB, portanto, acolhi esse convite como um ato de confiança do Papa”, exaltou.

Ele confirmou na entrevista que pretende implantar e promover a “cultura do encontro” na Arquidiocese de Brasília. “Primeiro entrar na vida desta Igreja Particular com muito respeito e conhecer as pessoas por meio do diálogo e tenho a necessidade de ver as pessoas. Pretendo construir a “cultura do encontro”, que é o diálogo com os três poderes, com a sociedade, com as instituições, e assim dialogar de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais”, afirmou.

Mensagem aos fiéis

“A minha mensagem é de fé e de esperança, eu amo essa região, amo São Carlos e disse sim ao Papa. Mas, tenho um profundo amor e carinho por essa Diocese e sempre rezarei pelos fiéis e pelo povo de São Carlos. Espero que todos amem essa igreja, e tenho certeza, de que quem conduz a vida e a história, é o Senhor. Nesse momento difícil de pandemia, não tenha medo de abrir o seu coração e procurar ajuda de um padre. Que São Carlos Borromeu, o padroeiro dessa Diocese, que nos ajude e nos sustente nesse momento difícil da nossa história”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x