No último domingo, 30 de novembro, iniciamos o Advento no calendário litúrgico da Igreja Católica. Esse período pode ser definido como o “ciclo de Natal”, que é composto por quatro semanas. A palavra “advento” significa: “vinda” ou “chegada”.
Durante este tempo, somos convidados a olhar para o nascimento de Cristo e, enquanto aguardamos e nos preparamos para celebrar o Natal, devemos olhar para a vinda Dele.
O Advento comporta o dia de Natal (25 de dezembro) e algumas outras festividades, como: a Sagrada Família, a Festa da Santa Mãe de Deus, a Epifania e o Batismo de Jesus.
A “vinda” possui dois significados importantes: o primeiro é a chegada do Menino Deus, que encarnou no gênero humano para nos dar a salvação eterna. Já o segundo refere-se à sua vinda definitiva, a qual a teologia irá chamar de “advento escatológico”, que consiste no ato de se preparar para a espera de Jesus.
AS DUAS PARTES DO ADVENTO
A liturgia do Advento é dividida em duas partes: a primeira vai desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro. Aqui, a liturgia coloca todos os fiéis em estado de espera do Jesus glorioso – sentido escatológico.
O segundo momento vai de 17 a 24 de dezembro e, por estar mais próximo do nascimento de Jesus, a intensidade do preparo para a chegada passa a aumentar.
Neste período, não se canta o “Te Deum” (hino de louvor a Deus) na Liturgia das Horas, o ornamento dos espaços litúrgicos tornam-se mais sóbrios, não se entoa o Glória (salvo exceções), e as músicas tornam-se menos ritmadas.
O terceiro domingo do Advento é conhecido como o “Domingo da Alegria”. Neste dia, os padres podem usar a famosa casula rosa, mas seu uso não é obrigatório. Esse tipo de vestimenta é presente em duas ocasiões no ano litúrgico: Domingo Gaudete do Advento; e o quarto domingo da Quaresma.
Gaudete significa “alegria” ou “júbilo”, e esta palavra aparece na antífona de entrada da Santa Missa: “Alegrai-vos sempre no Senhor. E novamente eu digo a vocês, regozijem-se! Que sua bondade seja conhecida de todos os homens. O Senhor está perto.”
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te – Movimento Rosário Perpétuo São Carlos
Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito com
Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo
