27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > CLiCA discute obras de Heloneida Studart

CLiCA discute obras de Heloneida Studart

Novamente, o encontro foi on-line

28/10/2020 20h22 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
CLiCA discute obras de Heloneida Studart Foto: Divulgação

No dia 10 de outubro de 2020, aconteceu mais um encontro do CLiCA – Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP. Novamente, o encontro foi on-line. A tertúlia teve como título “Feminismo e Ditadura Militar na obra de Heloneida Studart: um estudo sobre a Trilogia da Tortura”, e foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª Evelyn Caroline de Mello, pós-doutora em Literatura.

A trilogia é composta pelas seguintes obras: “O pardal é um pássaro azul”; “O estandarte da agonia”; e “O torturador em romaria”. Todas da escritora brasileira Heloneida Studart.

A Prof.ª Evelyn trouxe um contexto geral do período da Ditadura Militar (1964-1985), analisou especificidades de como as escritoras pensavam a questão da mulher no período, geralmente a partir dos limites da casa, em especial a referida autora. Evelyn também trouxe a textura (personagens, enredo, desdobramentos, estilística) das três obras. “O assunto foi revelador da sociedade brasileira, também bastante triste, pois a tortura é um processo brutal e deixa marcas profundas nas pessoas, na memória de uma sociedade. É uma grave violação dos Direitos Humanos, tratando-se de crime imprescritível. A obra ‘O torturador em Romaria’ foi escrita depois do período ditatorial, e com o fim da censura, pôde a obra ser mais ‘pesada’. A narração ficou liberta dos constrangimentos autoritários. São obras de ficção, muito animadas pela realidade autoritária do período.”, contou o docente da UNICEP e idealizados do projeto, Prof. Marcos Gigante.

“Ocorre que a ficção, o romance, é uma linguagem com especificidades apropriadas à revelação do terror e outras dimensões históricas de um período”, explicou docente.

O encontro ficou gravado e pode ser acessado neste link:  https://bongo-sa.youseeu.com/spa/external-player/626994/1b25ad4dbce8c29477cd3534ca50ab15/styled?lti-scope=d2l-resource-syncmeeting-list .

O próximo encontro do CLiCA ficou marcado para o dia 31 de outubro, às 9h da manhã: “Mito e história de um posseiro do Brasil Colonial nos Sertões de Araraquara: construção e desmistificação de um herói regional”. A tertúlia será conduzida pelo Prof. Dr. Fransérgio Follis, doutor em Sociologia pela UNESP – Araraquara-SP, graduado e mestre em História pela UNESP – Franca – SP. Possui também MBA em Gestão, Docência e Novas Metodologias pela UNICEP – São Carlos – SP, instituição onde também é professor universitário desde 2000.

Para participar deste e de outros encontros, basta se associar gratuitamente ao CLiCA, pelo site www.unicep.ed.br/clica.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x