Propaganda de rádio e TV atinge 68% do eleitorado brasileiro
Na região Norte, este índice chega ao patamar de 87%
Uma pesquisa realizada pelo PoderData mostrou que 68% dos brasileiros já tiveram contato com a propaganda eleitoral em rádio ou TV referente às eleições de 2020. Com exibição obrigatória para todas as emissoras de sinal aberto, este horário começou em 9 de outubro (sexta) e se encerra no dia 12 de novembro (quinta). Os partidos não pagam por esta cessão de espaço, mas as empresas de Comunicação deduzem este prejuízo do Imposto sobre a Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).
Os dados foram coletados de 26 a 28 de outubro por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 488 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Para encontrar as entrevistas que preenchiam proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData promoveu dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes mais de 100 mil ligações, até que fossem encontrados os eleitores que representassem de forma fiel o conjunto da população.
Antenas ligadas
Ao analisar o acesso a propagandas em cada estrato social é possível verificar que quem mais teve contato com propagandas eleitorais na TV ou rádio foram os moradores da região Norte, onde 87% da população disse ter visto publicidade de algum candidato. Apenas 2% negaram ter presenciado. Quanto à faixa etária, o grupo dos que tem 60 anos ou mais foi o que mais afirmou o contato com as peças (76%). No campo da renda, 75% dos que recebem de 2 a 5 salários mínimos afirmam ter presenciado algum anúncio dos candidatos a prefeito nas eleições de 2020.