Relatório da OEA reconhece transparência
No relatório apresentado, a OEA cumprimentou a Justiça Eleitoral pela realização das eleições municipais num cenário complexo
Como em toda eleição, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo recebeu integrantes da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), para acompanharem o processo eleitoral brasileiro. Os observadores conheceram a urna eletrônica e tiraram dúvidas sobre a organização e funcionamento das eleições junto a secretários, assessores e técnicos do TRE.
No relatório apresentado, a OEA cumprimentou a Justiça Eleitoral pela realização das eleições municipais num cenário complexo, com os múltiplos desafios impostos pela pandemia.
Os integrantes da Missão observaram o processo de votação desde a abertura até o fechamento das urnas, a impressão de boletins de urna e a transmissão dos resultados. Destacaram o acerto de aumentar o horário de votação em uma hora, em razão da pandemia. Relataram que, apesar do atraso na totalização dos votos pelo TSE, a divulgação de resultados definitivos foi rápida e não comprometeu a integridade do sistema eleitoral.
O profissionalismo dos mesários e outros colaboradores da Justiça Eleitoral também foi lembrado pelos observadores internacionais, que detalharam o plano de segurança sanitária aplicado nestas eleições em todos os locais de votação.
A Missão registrou ainda que a participação política das mulheres é tímida, apesar de representarem a maioria do eleitorado, mas que têm sido adotadas medidas legislativas para estimular o maior engajamento feminino nos quadros institucionais. Além disso, a OEA elogiou as parcerias que a Justiça Eleitoral realizou com plataformas digitais, agências de checagem, empresas de telecomunicação, jornalistas e a sociedade civil para combater a disseminação de notícias falsas.
“A Missão parabeniza a abertura, os esforços de diálogo permanente e a atuação do TSE, que implementou medidas de curto, médio e longo prazo, conseguindo ampliar o alcance de notícias verificadas e conscientizar os cidadãos”, diz o relatório, que termina reiterando o profissionalismo de autoridades eleitorais e funcionários, “pelas demonstradas transparência e receptividade à observação eleitoral internacional”.
A Missão da OEA continua no Brasil para observar o segundo turno das eleições municipais, a ser realizado no dia 29 de novembro em 57 cidades, 16 delas no Estado de São Paulo.