Amcham

Brasil e EUA devem aprofundar diálogo por acordo bilateral

Embaixada dos EUA/Divulgação/ABr
Eduardo Laguna/AE

Após novembro mostrar o quarto mês de recuo consecutivo das exportações brasileiras aos Estados Unidos, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) voltou a apontar a necessidade de um acordo entre os países para a retirada do tarifaço. Segundo a câmara de comércio, sobretaxas de até 50% seguem incidindo sobre mais de um terço das exportações brasileiras ao mercado americano.

Desde a aplicação da sobretaxa, em agosto, o desempenho das vendas aos Estados Unidos tem sido negativo. A Amcham observa que a retração tem sido generalizada, atingindo também produtos não afetados pelo tarifaço, como petróleo e celulose.

“Brasil e Estados Unidos têm intensificado o diálogo em alto nível, um caminho que deve ser aprofundado, com vistas a um acordo bilateral capaz de reduzir as sobretaxas, normalizar as condições de acesso ao mercado americano e aprofundar a cooperação em temas de interesse comum”, comenta o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto.

A boa notícia, pontua a câmara de comércio, é que a queda das exportações em novembro foi menor do que a de outubro. Isso pode sinalizar, conforme a Amcham, um início de recuperação, na esteira das recentes exceções ao tarifaço concedidas a produtos agropecuários relevantes.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Láurea
Cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no último dia 28 de novembro, em São Paulo
Há 48 minutos
Fintech
“Não vamos ficar respondendo aos ataques”
Há 11 horas
Contas Públicas
Gustavo Guimarães propõe concentrar foco na causa do problema do Orçamento
Há 1 dia