O Governo do Brasil anunciará neste sábado, 6, a criação do Assentamento Capão das Antas, em São Carlos. A medida beneficiará 150 famílias da agricultura familiar e coloca fim a um impasse fundiário que se arrastava desde 2010. O ato oficial está marcado para as 10h, na área da antiga Fazenda Capão das Antas, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
A formalização do assentamento foi possível após a assinatura, em outubro, de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de São Carlos e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Pelo acordo, as terras da antiga fazenda — que estavam sob responsabilidade municipal — foram transferidas à União para fins de reforma agrária, permitindo a regularização da área e o assentamento das famílias.
Ainda no estado de São Paulo, o ministro Paulo Teixeira cumprirá outra agenda neste sábado. Às 14h, em Ribeirão Preto, ele anunciará investimentos para a instalação de rede de água no Assentamento PDS da Barra, durante evento no Centro Comunitário do Assentamento Mario Lago.
